Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu mídia jornalismo

Confira oito dicas para evitar problemas de gravação de áudio

Guia feito por rádio americana reúne conselhos para edição e mixagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duque de Caxias (RJ)

Um manual lançado pela rádio americana NPR (National Public Radio) reúne as principais dificuldades que assolam um editor de som e dá dicas de como resolvê-las.

Dividido em três partes (problemas de gravação, de edição e de mixagem), o texto serve tanto para veteranos como para os recém-chegados no mundo da edição.

A iniciativa traz alguns exemplos de áudios, gravados pela própria NPR, com som pouco harmonioso e com os erros descritos pelo guia.

Foto mostra laptop em cima de uma mesa de madeira. A tela é branca, com algumas linhas em roxo e vermelho. Em primeiro plano, está uma mulher, de costas, com um fone de ouvido. Na frente dela, há um microfone, sustentado por um suporte.
Confira dicas para evitar ruídos na hora da gravação - Unsplash

Confira abaixo algumas dicas sobre gravação resumidas e em português retiradas do manual:

Distorção

A distorção ocorre quando o volume do áudio excede a capacidade do software ou do equipamento. O som fica áspero e incômodo, com a voz estourando e se tornando, por vezes, inaudível.

Normalmente, distorções não podem ser corrigidas depois que o áudio é gravado. Uma saída é usar filtros.

"Plosives"

Essa irregularidade aparece normalmente quando a pessoa que está sendo gravada está muito próxima do microfone. Dessa forma, alguns fonemas, como "b", "p" ou "t", soam como se uma bola de ar explodisse no áudio.

Para evitar, é preciso manter o microfone do lado da boca de quem está falando, não à frente. Antes, pode ser feito testes com algumas frases, para checar se estão ocorrendo "plosives".

Caso o áudio não esteja bom, na hora da edição é possível usar filtros para diminuir os barulhos. Além disso, um outro truque é excluir a onda sonora do ruído, que costuma ter um tamanho diferente do resto do áudio. Isso pode ser feito num programa de edição de áudio, como o Audition.

Fala fora do microfone

A fala fora do microfone é aquela que acontece quando o aparelho de gravação está numa posição pouco conveniente, o que pode deixar a voz abafada ou oca. Além disso, ruídos tendem a ficar mais perceptíveis.

Toda vez que alguém for gravado, é importante apontar o microfone para o queixo da pessoa e mantê-lo de 10 a 13 centímetros de distância da boca.

Para arrumar um áudio com esse tipo de problema, é necessário pedir ajuda para um editor profissional. A equalização da gravação pode ser uma alternativa, mas a correção é diferente para cada tipo de voz. Programas como o iZotope RX ou o Audition podem ajudar.

Interferências

Interferências podem ser causadas por vários tipos de ruídos, como o som de rádio ou um eletrodoméstico.

Quando isso acontecer, uma saída simples é trocar de lugar. Mas o problema pode estar ligado ao próprio equipamento. Trocar cabos e microfones desgastados pode ser uma solução.

Chiado

É comum ouvir áudios com chiados no fundo. O som se assemelha a uma pessoa fazendo "shhhh" com a boca. Esse pode ser o resultado de interferências ou de um microfone prestes a descarregar.

Para evitar, é preciso checar se o microfone está carregado e, em caso de dúvidas, trocar os cabos.

Em um programa de edição de áudio, é possível consertar esse erro. No entanto, é necessário encontrar um trecho do áudio no qual seja possível ouvir somente o chiado, sem a interferência de vozes ou movimentos. Assim, o programa reconhece o ruído e o remove.

Eco

Ao gravar em lugares grandes, em que o som pode ser reverberado, é possível que surja ecos.

Para evitar, é recomendável utilizar lugares pequenos, com carpetes e tecidos macios em toda a sala. Ao chegar no local, falar em voz alta para testar é uma boa dica.

Ao usar aplicativos como o Zoom ou o Skype, pode ser eficaz pedir ao entrevistado que utilize um fone de ouvido com microfone para falar.

Vento

Ao gravar em alguma área externa, o vento pode causar ruídos bem perceptíveis e incômodos. Os barulhos são parecidos com os "plosives".

Uma saída é utilizar alguma proteção para o microfone contra o vento, como é o caso dos deadcats -protetor com uma pelugem capaz de impedir que a ventania produza sons indesejados.

Barulhos com a boca

Ruídos provenientes de movimentos bucais são completamente naturais, mas o som pode ser um pouco irritante. O barulho se assemelha aquele feito por alguém que mastiga chiclete.

Algumas pessoas acreditam que falar com a boca seca pode causar barulhos mais altos, mas a verdade é que o problema também aparece para alguém que acabou de beber água, devido ao excesso de saliva.

Mudar o microfone de lugar pode ajudar, assim como beber suco de maçã. Água, café e laticínios tendem a piorar a situação, então é importante pedir aos entrevistados que evitem esses tipos de bebidas antes da conversa.

Para ler mais sobre o assunto e ter acesso a dicas sobre edição e mixagem, acesse: https://training.npr.org/2017/01/31/the-ear-training-guide-for-audio-producers/#audibleedits.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.