Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Novo volume de Mestres da Reportagem aborda reportagens sobre a ditadura

Lançamento contará com um debate sobre o papel do repórter frente a ataques antidemocráticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série de livros "Mestres da Reportagem" registra a carreira de grandes nomes do jornalismo e detalha os bastidores de reportagens emblemáticas.

Em seu quarto volume, o livro reúne entrevistados como: Andrea Dip, da Agência Pública, Juca Guimarães, da agência Alma Preta, Flávia Oliveira, do jornal O Globo, Cláudia Collucci e Marcelo Leite, da Folha, além dos jornalistas Antonio Carlos Fon, Sérgio Gomes e Rose Nogueira, que foram presos durante a ditadura militar.

Fon expôs os órgãos de segurança da ditadura, mostrando seu modus operandi e as formas de tortura praticadas, em seu texto "Descendo aos porões", publicado em 21 de fevereiro de 1979, na revista Veja. Em "Mestres da Reportagem", ele fala sobre esse e outros episódios de sua carreira.

Foto mostra lugar cheio de pessoas, sentadas em cadeiras de plástico brancas. Elas seguram fotos de parentes e amigos mortos durante a ditadura. As fotos estão em preto e branco.
Manifestantes carregam fotos de militantes mortos pela ditadura, em ato unificado "Ditadura Nunca Mais", em 2014 - Danilo Verpa/ Folhapress

O lançamento da edição acontecerá dia 9 de abril, às 14h, no auditório Vladimir Herzog, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, região central da cidade. Após o evento, o primeiro livro da coleção, lançado em 2012, estará disponível para download gratuito, em comemoração aos dez anos da série.

Em 2020, a Mestres da Reportagem venceu o prêmio de melhor projeto de Atividade de Extensão do país, no 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.

O livro é organizado por Patrícia Paixão, professora de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e escrito em coautoria com estudantes e repórteres de diferentes instituições de ensino do país.

O lançamento contará com um debate sobre Reportagem e Democracia: o papel do repórter frente aos ataques de ontem e hoje. Participam da conversa: Sérgio Gomes, integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, Caê Vasconcellos, da ESPN, e Juca Guimarães, da Alma Preta, a mediação será feita por Patrícia Paixão.

Uma parte do valor arrecadado com o livro será doada à Conecta Direitos Humanos, organização não governamental que atua pela garantia da igualdade e dos direitos humanos.

Lançamento Mestres da Reportagem - Volume 4

Horário: das 14h às 18h

Local: Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo - Rua Rêgo Freitas, 530 - República, São Paulo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.