Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Itu, a 80 km de SP, terá festival literário inspirado na Flip

Primeira edição da Feira Literária e Cultural de Itu acontecerá de 19 a 22 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de Itu, a 80 km de São Paulo, terá evento com programação cultural e literária inspirado na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). A primeira edição da Flic (Feira Literária e Cultural de Itu) acontecerá de 19 a 22 deste mês com atividades gratuitas e para todas as idades.

Os visitantes poderão conversar com escritores, conhecer títulos, comprar livros, ver exposições, teatro e cinema, ouvir música, se divertir com palhaçaria e contação de histórias, entre outras atividades. Todo o planejamento teve a diversidade como mote.

Foto mostra estante de madeira com livros empilhados
Evento com programação cultural e literária acontecerá de 19 a 22 deste mês com atividades gratuitas e para todas as idades - Unsplash

"Teremos autores de periferias, de origem indígena, negros, brancos, homossexuais e muitas mulheres. O Brasil é diverso e não dá para falar sobre a cultura do país sem levar isso em consideração", diz Paulo Stucchi, organizador e idealizador da Flic. "Também poderemos ver autores consagrados nacionalmente ao lado de escritores de sucesso em seus respectivos segmentos".

A abertura da feira, na quinta (19), terá a presença do ex-secretário estadual da Educação e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini. Na sexta (20), o destaque é o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) que vai apresentar seu livro "Um jeito de fazer política" [Editora Contracorrente; R$ 39 em ebook na amazon.com; 272 págs.]. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

A escritora, poetisa e desenhista Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), a Pagu, será a homenageada. Ela teve importante papel no movimento antropofágico, manifestação artística na década de 1920 teorizada pelo poeta Oswald de Andrade (1890-1954) e pela pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). A feita também terá referências à Semana de Arte Moderna, que completou cem anos em fevereiro.

As atividades da Flic acontecerão na praça da Independência (popularmente conhecida como praça do Carmo), no Museu de Energia e no Colégio Anglo da cidade de Itu.

"Itu é histórica e considerada patrimônio barroco paulista. Nunca me conformei da cidade não ter um evento como esse", diz Stucchi. Ele espera a visita de pelo menos 3.000 pessoas durante os quatro dias de evento.​

Além do site, os interessados podem acompanhar mais informações no perfil oficial no Instagram (@vempraflic).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.