O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Atacante do Villarreal usa ventosaterapia contra dores musculares

Manchas nas costas de Arnault Danjuma não são queimaduras, e sim o efeito de procedimento medicinal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A foto das costas do jogador holandês Arnault Danjuma Groeneveld, do Villarreal (Espanha), é impactante.

Os desavisados podem pensar que ele teve uma série de queimaduras, provocadas por... o que provocaria queimaduras assim?

Não são queimaduras.

As marcas, superficiais, foram causadas pela ventosaterapia, uma técnica de medicina alternativa utilizada por quem deseja melhorar a circulação do sangue e reduzir o cansaço muscular, podendo combater também patologias como gastrite, bursite e reumatismo.

O atacante Arnault Groeneveld, do Villarreal (Espanha), com manchas nas costas causadas pela técnica de ventosaterapia
O atacante Arnault Groeneveld, do Villarreal (Espanha), com manchas nas costas causadas pela técnica de ventosaterapia - danjuma no Instagram

Há esportistas famosos que recorrem ou recorreram a esse processo.

Um deles é o norte-americano Michael Phelps, o melhor nadador da história, já aposentado, dono de 28 medalhas olímpicas (de Atenas-2004 ao Rio-2016), 23 delas de ouro.

No futebol, Neymar, do Paris Saint-Germain, e o francês Benzema, do Real Madrid, são exemplos de adeptos da ventosaterapia.

De acordo com o site Tua Saúde, abastecido desde 2007 por profissionais da área, "a ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo".

"Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no local. Como resultado, existe uma maior oxigenação dos tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade."

A ventosa é um objeto que se assemelha a um copo, feito de silicone, vidro ou metal, que é aplicado sobre a pele, causando um efeito de vácuo que possibilita ao sangue afluir à superfície dérmica. Na terminologia médica, esse procedimento é a hemospasia.

Cada aplicação dessa técnica, geralmente executada por um especialista em acupuntura e contraindicada para cardiopatas e grávidas, dura de 5 a 15 minutos.

A depender da intensidade da aplicação, a região pode ficar dolorida por um curto período de tempo. E as manchas, vermelhas ou roxas, são inevitáveis.

No caso do atacante Danjuma, que tem sofrido com dores musculares, ele recorreu à ventosaterapia no fim de semana, poucos dias antes da partida do Villarreal contra o Atalanta, pela Liga dos Campeões da Europa.

Ao publicar a foto em rede social, escreveu: "Cuide bem do seu corpo, você só tem um".

O jogo da Champions League deveria ter sido realizado nesta quarta (8), em Bergamo (Itália), porém uma nevasca na região obrigou a organização a adiá-lo para esta quinta.

Quando a bola rolar, saberemos se a ventosaterapia surtiu algum efeito no holandês de 24 anos.

Se ele jogar bem, há quem dirá que foi consequência, mesmo que psicológica, do pouco ortodoxo tratamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.