O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia

Ganhador da Bola de Ouro em 'ano de Maradona' luta pela Ucrânia na guerra

Igor Belanov faturou o prestigiado prêmio em 1986, quando defendia o Dínamo de Kiev e a seleção da União Soviética

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tradicional prêmio concedido ao melhor jogador do ano desde 1956, a Bola de Ouro já foi conquistada por mais de quatro dezenas de futebolistas.

Muitos deles, famosíssimos, casos de Messi, Cristiano Ronaldo, Zidane, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, Di Stéfano, Eusébio, Beckenbauer, Cruyff e Platini.

Outros, nem tanto. Caso do atacante Igor Belanov, que faturou o troféu em 1986, quando jogava pelo Dínamo de Kiev e pela seleção da União Soviética.

Como Belanov ganhou a Bola de Ouro em 1986, sendo que esse ano foi o em que Diego Maradona brilhou pela Argentina na Copa do Mundo do México?

A razão é que, à época, apenas os jogadores europeus, e que atuavam em clubes da Europa, podiam faturar o prêmio. A regra só mudou em 1995.

Belanov anotou quatro gols no segundo Mundial mexicano e foi o destaque da URSS naquele torneio, no qual sua seleção caiu nas oitavas de final (4 a 3 para a Bélgica, com três gols dele).

Também em 1986, o Dínamo de Kiev se sagrou campeão da Recopa, então o segundo torneio em importância da Europa.

Hoje com 61 anos, Belanov, que parou de jogar há 25 anos, voltou ao noticiário agora.

Nascido em Odessa, na Ucrânia, ele juntou-se às Forças Armadas do país para participar da guerra contra a Rússia, que se estende desde 24 de fevereiro.

O ex-atacante Belanov posa, arma na mão, com companheiros das Forças Armadas ucranianas, na cidade de Odessa
O ex-atacante Belanov (à esq.), com companheiros das Forças Armadas ucranianas, na cidade de Odessa - Igor Belanov no Facebook

Em rede social, Belanov, que desde 2018 é membro da Associação Ucraniana de Futebol, publicou algumas imagens, dele e de companheiros militares, acompanhada do seguinte texto:

"Incrível coragem e espírito de luta inesgotável. Tudo isso e muita mais caracterizam nossos combatentes das Forças Armadas. Paz para a Ucrânia e glória a todos os que se opõem aos ocupantes que descaradamente vieram destruir a nossa terra e o nosso povo livre e heroico. Acreditamos na vitória. Glória à Ucrânia!".

O conflito entre Rússia e Ucrânia, de acordo com o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, resultou até o fim da semana passada em 1.793 mortes de civis ucranianos, sendo 142 crianças.

A guerra está no seu 48º dia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.