O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Futebol abaixo de zero

Neste século, a seleção brasileira atuou duas vezes em partidas com temperaturas congelantes, uma delas a -17°C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estádio em Istambul coberto de neve depois de jogo da Champions League entre o Galatasaray, da Turquia, e a Juventus, da Itália, em 2013

Estádio em Istambul coberto de neve depois de jogo da Champions League entre o Galatasaray, da Turquia, e a Juventus, da Itália, em 2013 Murad Sezer - 10.dez.2013/Reuters

Tem sido uma semana extremamente fria em São Paulo.

As temperaturas começaram a cair na segunda-feira, e de terça-feira (17) até agora, madrugada de sexta-feira (20), os dias foram gélidos e as noites, glaciais.

No momento em que escrevo, o computador me informa que fazem 7°C. Como adoro o calor, sinto-me em um iglu. Brrrrrr.

Quando jovem, em minhas idas ao estádio no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, enfrentei nas arquibancadas algumas noites de muito frio, desse naipe. Era preciso gostar para valer do time para prestigiar.

Fico imaginando como é para o jogador profissional de futebol. Será que há os que se sentem bem ao atuar em temperaturas bem baixas?

No Brasil, dificilmente, apesar de que no Sul, em determinadas épocas do ano, não há alternativa. E aí não é questão de gostar, mas de encarar, assim como em países cujo território se distancia da Linha do Equador.

Amador que sou, jogo umas peladas aos sábados, pela manhã, e o frio não é amigo do quórum. A lista deste próximo ainda está incompleta, e estou certo de que a razão para a falta de nomes é outra falta, a de coragem, para acordar cedo e enfrentar o clima pouco aprazível.

Nesse contexto, para "esquentar o cérebro", resolvi verificar as partidas de futebol que se disputaram em baixíssimas temperaturas. Abaixo, bem abaixo, de 0°C.

Termômetro marca temperatura de -7°C antes do começo de Nancy x Rennes pelo Campeonato Francês de 2012
Termômetro marca temperatura de -7°C antes do começo de Nancy x Rennes pelo Campeonato Francês de 2012 - Jean-Christophe Verhaegen - 4.fev.2012/AFP

Encontrei algumas, e a seleção brasileira aparece como uma das equipes que estiveram em jogo com recorde de frio –frisando que o levantamento que fiz teve como base textos de veículos de comunicação.

Em março de 2006, na preparação para a Copa do Mundo da Alemanha, a seleção dirigida por Carlos Alberto Parreira viajou a Moscou para um amistoso contra a Rússia.

No Lokomotiv Stadium, o Brasil ganhou por 1 a 0, gol "sem querer" de Ronaldo Fenômeno. Os termômetros registraram -17°C. Congelante. Os reservas da seleção passaram o jogo enrolados em cobertores.

Passados quase 16 anos, um outro duelo, desta vez na América do Norte, registrou essa mesma temperatura: -17°C. Foi no dia 2 de fevereiro passado, no Allianz Field, em Minnesota.

Pelas Eliminatórias da Concacaf (que agrega países da América do Norte e Central, mais Caribe) para a Copa do Mundo do Qatar, os EUA receberam Honduras.

Bem mais acostumados com o frio do que os adversários –dos 11 titulares, 7 moram no país centro-americano, com temperatura mínima no ano de 18°C–, os norte-americanos ganharam fácil, por 3 a 0.

Dois atletas de Honduras, o goleiro Luis López e o atacante Romell Quioto, apresentaram sintomas de hipotermia e tiveram de ser substituídos no intervalo do primeiro para o segundo tempo.

O treinador dos EUA, Gregg Berhalter, 48, solidarizou-se com os oponentes, porém comentou acerca da situação oposta.

"Quando vamos jogar nesses países [tropicais], enfrentamos 32°C e uma umidade insuportável. Os jogadores ficam com cãibras e desidratados." Para ele, a "natureza" do futebol impõe às vezes condições climáticas indesejáveis.

Vista externa do estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, com muita neve
Devido às condições climáticas adversas no estádio Wanda Metropolitano, que ficou rodeado de neve após uma tempestade, o jogo do Atlético contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol foi adiado no ano passado - Sergio Perez - 9.jan.2021/Reuters

Pelo menos duas outras partidas com temperatura inferior a -10°C que aconteceram neste século são conhecidas.

Uma delas ocorreu em Trondheim (Noruega), onde em dezembro de 2010 o Rosenborg perdeu por 1 a 0 do visitante alemão Bayer Leverkusen, na Liga Europa, em um frio de -14°C no estádio Lerkendal.

A outra foi realizada em fevereiro de 2018. Pela Liga dos Campeões da Concacaf, o Colorado recebeu o Toronto no DSG Park, em Commerce City (EUA), na região das Montanhas Rochosas. O time canadense ganhou por 2 a 0, e os termômetros marcaram -16°C.

Em Copa do Mundo, o frio esteve longe disso, no entanto houve uma ocasião com futebol abaixo de zero grau.

Na África do Sul, em 2010, um jogo da fase de grupos registrou temperatura de -1°C.

Foi no Ellis Park, em Johannesburgo, e a seleção brasileira foi protagonista. Superou o frio e também a Coreia do Norte, por um apertado 2 a 1.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.