Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu Europa União Europeia

Com casos em queda, Portugal alivia restrições contra a Covid-19

País acabou com exigência de comprovante de vacinas para entrar em restaurantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com casos de Covid-19 em queda nas últimas semanas e mais de 91% da população completamente vacinada contra a doença, Portugal anunciou nesta quinta-feira (17) o alívio de várias restrições relacionadas à pandemia.

A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação –ou de teste negativo para o SARS-CoV-2– para a entrada em restaurantes e eventos culturais.

As autoridades também acabaram com a exigência de apresentação de testes negativos para a Covid-19 para o acesso a grandes eventos esportivos, bares e discotecas.

Empresários do setor comemoraram o alívio nas regras, que entrarão em vigor após sanção do Presidente da República nos próximos dias.

Homem caminha de máscara em rua de Lisboa, capital de Portugal. País acaba de anunciar alívio de restrições contra a Covid-19 - Pedro Fiuza/14.fev.2022 Xinhua

O governo também pôs fim aos limites de lotação de estabelecimentos comerciais e de outros espaços abertos ao público.

Houve ainda mudanças em relação ao confinamento, que passa a ser obrigatório apenas para pessoas infectadas. Os chamados contatos de risco dos casos positivos deixam de ter de permanecer em confinamento preventivo.

A recomendação para que as empresas adotem o home office para os trabalhadores não foi renovada.

Apesar das mudanças, o uso de máscaras continua sendo exigido em boa parte dos espaços fechados, como salas de espetáculos, transportes públicos e centros comerciais.

Em declarações à imprensa após a reunião do Conselho de Ministros que aprovou as alterações, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, afirmou que a questão das máscaras ficará para uma próxima fase do alívio de restrições no país, ainda sem data marcada.

A ministra salientou que o atual conjunto de regras permanecerá em vigor até a confirmação de uma "queda significativa" no número de mortes por Covid-19 no país.

"O número de óbitos é ainda muito elevado: dados de ontem verificaram 46 óbitos. É o indicador que ainda se encontra mais distante dos objetivos definidos pelo ECDC [Centro Europeu de Controle de Doenças]", afirmou.

O país, que tem cerca de 10,3 milhões de habitantes, teve uma média diária 63 mortes por milhão de habitantes nos últimos 14 dias. A meta é não ultrapassar os 20 óbitos por milhão de habitantes no mesmo período.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.