Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu União Europeia

Crescimento do PIB surpreende em Portugal

Mesmo com a guerra, economia cresceu 2,6% no 1º trimestre de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar da guerra na Ucrânia, a economia portuguesa cresceu acima das projeções no primeiro trimestre de 2022.

Nos três primeiros meses do ano, o PIB (Produto Interno Bruto) do país teve alta de 2,6% em comparação com o último trimestre de 2021.

Em relação ao mesmo período do ano anterior –quando Portugal enfrentou um severo lockdown por conta da pandemia–, a alta do PIB foi de 11,9%.

Pessoas aguardam o ônibus em Lisboa, capital de Portugal, país em que o PIB cresceu 2,6% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior - Patrícia de Melo Moreira/AFP

Os dados foram revelados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), que destacou a contribuição do consumo privado para o bom resultado econômico.

A recuperação das atividades turísticas também se fez sentir nos números da economia, com um abrandamento das importações de bens e serviços e com uma ligeira alta nas exportações dos mesmos.

Os resultados divulgados estão acima das projeções de vários especialistas.

Economistas entrevistados pela agência Lusa, por exemplo, antecipavam um crescimento do PIB bem mais modesto: cerca de 9% em termos homólogos (em comparação com o primeiro trimestre de 2021) e entre 0,1% e 0,8% em relação ao trimestre anterior.

A taxa de crescimento da economia portuguesa foi a maior entre os 11 países da União Europeia que já divulgaram seus resultados para o período entre janeiro e março, de acordo com o Eurostat (gabinete de estatísticas do bloco).

Em declarações no Parlamento, o ministro das Finanças, Fernando Medina, comemorou o resultado.

"A economia cresceu um impressionante valor. Faz com que este primeiro trimestre estejamos já 3,1% acima do primeiro de 2019, recuperando para os níveis pré-pandemia", afirmou.

Apesar do tom de otimismo, o ministro também destacou os desafios adicionais trazidos pelo conflito no Leste europeu, com impactos diretos nas cadeias de produção e distribuição de bens alimentares e de energia.

A disparada de preços também segue um desafio em Portugal. A taxa de inflação subiu para 7,2% em abril –estava em 5,3% em março– e chegou ao patamar mais alto desde março de 1993.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.