Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu União Europeia

Portugal lança nova moeda comemorativa de 7,5 euros

Edição para colecionadores celebra expedição iniciada por Fernão de Magalhães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Portugal terá uma nova moeda comemorativa, com o valor de face de 7,5 euros, em homenagem aos 500 anos da primeira circum-navegação da história. Batizada de "Conclusão 1522", a peça assinala o fim da expedição idealizada pelo português Fernão de Magalhães, que morreu antes de terminar a viagem.

Confeccionada em liga de prata, a moeda é voltada para colecionadores e tem tiragem de 50 mil exemplares. Ela entrará em circulação em 5 de maio.

As faces da moeda trazem o globo armilar –instrumento astronômico que auxiliava os navegadores– e a nau Victoria, o único barco que conseguiu concluir a expedição.​

Moeda em liga de prata comemorativa da primeira circum-navegação. uma face tem a nau Victória, a única a concluir a expedição, e, na outra, a esfera armilar
Banco de Portugal lança nova moeda comemorativa em homenagem aos 500 anos da expedição de circum-navegação comandada pelo português Fernão de Magalhães - Divulgação/Banco de Portugal

A edição faz parte de uma série comemorativa que assinala os principais momentos da expedição, que, embora comandada por um português, foi feita a serviço da coroa espanhola.

Segundo o Banco de Portugal, a edição especial só tem validade para pagamentos em território português. O valor de face de 7,5 euros não existe na linha convencional da moeda comum europeia.

Nos últimos meses, o Banco de Portugal anunciou vásrias outras moedas comemorativas. Em fevereiro, entrou em circulação uma edição especial em homenagem ao centenário de José Saramago.

A EXPEDIÇÃO

Iniciada em setembro de 1519 por Fernão de Magalhães, a expedição partiu da Espanha com 5 navios e cerca de 230 tripulantes. A viagem enfrentou uma série de problemas, incluindo doenças, más condições climáticas e até um motim na tripulação.

Um dos principais objetivos era estabelecer uma nova rota marítima para as Índias. Em novembro de 1520, após diversas tentativas, o grupo finalmente encontra a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O líder da expedição, porém, não conseguiu retornar à Europa. Magalhães foi morto em uma batalha com um líder tribal nas Filipinas, em abril de 1521.

A empreitada passou então a ser comandada por Juan Sebastián Elcano, que concluiu a expedição em setembro de 1522, com apenas um navio e 18 sobreviventes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.