Orientalíssimo

Orientalíssimo - Diogo Bercito
Diogo Bercito
Descrição de chapéu oriente médio

É Tudo Verdade inclui documentários em árabe e sobre o Oriente Médio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O festival de documentários É Tudo Verdade, que estreia em 31 de março, inclui ao menos cinco produções em árabe ou sobre o Oriente Médio: "Batata", "Tantura", "Ali e Sua Ovelha Milagrosa", "Voz Virtual" e "Duke Ellington em Isfahan". Devido à pandemia da Covid-19, a mostra será realizada de maneira híbrida neste ano – com exibições em São Paulo, no Rio de Janeiro e em plataformas digitais. São, no total, 77 produções de 34 países diferentes. Há mais informações no site do evento, que é gratuito. Veja abaixo a lista de filmes médio-orientais:

BATATA (2021)
Líbano/Canadá/Catar
Noura Kevorkian
Este documentário acompanha por dez anos uma determinada mulher síria em um campo de refugiado no Líbano, devido à guerra civil.

TANTURA (2022)
Israel
Alon Schwarz
O filme conta a história de Teddy Katz e sua investigação sobre o massacre dos moradores do vilarejo palestino de Tantura em 1948.

Um homem de avançada idade escuta alguma coisa em um fone de ouvido, atentamente
Cena de "Tantura", documentário do diretor israelense Alon Schwarz - Divulgação

ALI E SUA OVELHA MILAGROSA (2021)
Iraque/Reino Unido
Maythem Ridha
A história do jovem Ali, que tem de levar sua ovelha predileta para o sacrifício. O filme se passa no Iraque e aborda as mazelas de seu país.

VOZ VIRTUAL
Sudão/Catar
Suzannah Mirghani
Esta sátira acompanha a vida da boneca Suzy, alter ego da diretora. O filme faz uma crítica da sociedade, em meio à pandemia da Covid.

DUKE ELLINGTON EM ISFAHAN
Reino Unido
​Ehsan Khoshbakht
Documentário sobre a turnê de Duke Ellington pelo Oriente Médio em 1963, tratando da criação de um dos mais belos clássicos do jazz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.