Orientalíssimo

Orientalíssimo - Diogo Bercito
Diogo Bercito
Descrição de chapéu oriente médio

Pesquisador cria arquivo virtual com fitas cassete coletadas na Síria

Projeto mapeia a cultura analógica do país desde os anos 1970 até os 2000

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente esbarrei no projeto digital Syrian Cassette Archives. Lançado em 2018, esse curioso site reúne dezenas de cassetes sírias produzidas desde os anos 1970 até os 2000 – o período em que essas fitinhas magnéticas dominavam o mercado musical no país.

Incomum, o projeto vale a menção aqui por registrar uma parte fundamental da história da Síria. Em especial, nestes anos em que a guerra civil tem destruído seus arquivos e, com isso, apagado sua memória. O arquivo tem fitas raras e diversas, que vão de clássicos como Sabah Fakhri até uma gravação do canto de um pintassilgo.

Verso de uma fita cassete branca, com dizeres am árabe
Fita cassete que integra o acervo digital Syrian Cassette Archives - Reprodução

O Syrian Cassette Archives começou com as viagens do produtor iraquiano-americano Mark Gergis à Síria entre 1997 e 2010. Surpreso com a quantidade de fitas magnéticas nos mercados de rua em cidades como Damasco e Aleppo, ele começou a colecioná-las. Não pensava em criar um arquivo, e sim apenas coletar o que encontrava pela frente.

As fitas que já foram digitalizadas dão conta de um cenário musical abrangente, incluindo canções tradicionais assírias, curdas e armênias. O projeto – e seus braços nas redes sociais – incluem também entrevistas e outros textos sobre o período do apogeu das fitas na Síria.

"É urgente que a herança musical da Síria e de suas diversas comunidades seja protegida e preservada", diz o texto de apresentação do site. "Esta iniciativa documenta sons e memórias de uma história musical que não pode ser ignorada e não deve ser esquecida."

Fita cassete com a imagem de um pintassilgo
Fita cassete síria com o canto de pintassilgos, parte do projeto Syrian Cassette Archives - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.