Preta, preto, pretinhos

Novidades da comunidade negra no Brasil e no mundo

Preta, preto, pretinhos - Denise Mota
Denise Mota
Descrição de chapéu machismo

Com 'BBW', Nicole Byer discute agressões cotidianas sem perder o rebolado e a piada

Em show de stand-up na Netflix, norte-americana ridiculariza preconceitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Rei Leão", assistência médica, teorias da conspiração, escatologia, influencers, acosso sexual nas redes, branquitude são só alguns dos (muitos) temas que a atriz, escritora e apresentadora Nicole Byer toca - entre caras, bocas e risadas - no seu show de stand-up "BBW - Big Beautiful Weirdo" (algo como Grande, Linda e Esquisita, em tradução livre).

O espetáculo cômico da atriz, incorporado ao catálogo da Netflix, começa com uma espécie de autoironia: Byer desliza por uma barra de pole dance antes de aterrissar no palco, representada rapidamente por um boneco.

Impossível não ver na aparente graça um aceno à reflexão sobre o corpo negro objetificado, ao deslocamento do ideal de beleza que supõe ver uma mulher preta e com sobrepeso nesse tipo de exercício, popularizado pelos clubes de strip-tease, e ao manifesto de uma autoestima elaborada sobre outros pilares (sua menção às sessões de terapia está cuidadosamente encaixada no script).

A atriz Nicole Byer em cena de seu show de stand up "BBW"
A atriz Nicole Byer em cena de "BBW" - Divulgação

Com uma carreira em ascensão nos EUA (em janeiro, seria a apresentadora do Critics Choice Awards, por exemplo, mas a premiação que elege os melhores na TV e no cinema foi adiada), a atriz também extrai da sua bolsa de provocações temas caros a setores das comunidades negra e feminista - diz que se excita muito mais com homens brancos e ironiza a luta contra o patriarcado que afirma enxergar na narrativa de Harry Potter.

Consciente dos preconceitos associados ao seu gênero, raça e IMC, a comediante passeia hiperbolicamente por todos eles. Orgulhosa moradora de Nova Jersey, adota voz e gestos corporais da mais caricaturesca representação possível de uma afro-americana. Gorda, conta anedotas sobre suas roupas íntimas e hábitos alimentares. Mulher, se estende sobre uma investigação internacional que conta desenvolver, a respeito dos "buracos gloriosos" à disposição no mercado sexual, do qual não exclui o seu.

Ao incorporar e rechaçar em doses iguais figuras como as de gostosona, guerreira a toda prova, conselheira- melhor-amiga- mãe-de-todos, mulher invisível à mercê de serviços sociais (percepções normalmente vinculadas a mulheres negras e analisadas em conceitos como o das "imagens de controle", da socióloga Patricia Hill Collins, por exemplo), Byer se mimetiza em uma boneca para armar.

Rodopia sobre tabus e violências cotidianas naturalizadas, e os disseca sem pressa a partir de um eixo narrativo que é uma retrospectiva íntima e paródica dos últimos dois anos de pandemia. Muito disso cai como uma luva - tamanho G - no Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.