Preta, preto, pretinhos

Novidades da comunidade negra no Brasil e no mundo

Preta, preto, pretinhos - Denise Mota
Denise Mota

Websérie '10 Pedras' compartilha registros de tradições afro e indígenas

A cada semana curtas inéditos resgatam saberes e fazeres a partir de materiais do Acervo Maracá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Terecô, vodun e outras tradições ligadas à cultura brasileira ganham espaço na série "10 Pedras", disponível gratuitamente a partir desta semana no YouTube e que apresenta curtas-metragens inéditos com base em materiais reunidos pelo Acervo Maracá.

Todas as terças-feiras, na página do projeto, um documentário musical percorrerá saberes e fazeres de comunidades tradicionais, como a dos guardiões do terecô, religião afro-brasileira originária do Maranhão que ocupa o centro de "Tenda São José", curta de estreia, já no ar. Sob a direção de Luiza Fernandes, Mestra Luizinha, Manoel Batazeiro e Mãe Gildete (falecida em 2016) mostram costumes, cantigas, instrumentos e coreografias dessa tradição.

Em outro curta, online na semana que vem, o artista Carlos Papá guia o olhar do internauta, em "O Guardião dos Nomes", pelo legado de Avá Djejokó, uma das principais lideranças guarani de sua geração. O episódio compartilha registros dos rituais, cantos e discursos do cacique da Terra Indígena Rio Silveiras (São Sebastião, SP) falecido em 2011.

Duas saias em movimento, nas cores verde e branco, deixam à mostra os pés de participantes da cerimônia religiosa do Terecô, no Maranhão
Detalhe de cerimônia do terecô, no Maranhão, parte da websérie "10 Pedras" - Renata Amaral/Divulgação

"Os documentários trazem uma cultura popular exuberante e vigorosa, onde o talento dos artistas e a vitalidade dessas tradições revelam diversidade e identidade em um Brasil contemporâneo", afirma na plataforma da websérie Renata Amaral, idealizadora do projeto, diretora, musicista e pesquisadora.

No final deste mês, "Legba - Senhor dos Caminhos", relacionado ao orixá Exu, acompanha uma cerimônia vodun da coletividade Kpengla, em Abomey, região do antigo Daomé (Benin), em um curta dirigido pelo músico Kiko Dinucci, fundador das bandas Metá Metá e Passo Torto.

Outras expressões, como tambor de mina, candomblé, bumba boi, também compõem esta temporada.

Além dos conteúdos audiovisuais da iniciativa - contemplada pelo programa de fomento Rumos Itaú Cultural -, a plataforma também oferece acesso a álbuns musicais e filmes pertencentes ao Acervo Maracá e que estão associados aos temas dos episódios.

Em 2019, o acervo, com registros colhidos ao longo de aproximadamente 30 anos e que reúne celebrações de mais de cem comunidades em 15 Estados brasileiros, recebeu o Prêmio de Pesquisa e Preservação do Grammy Latino.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.