Renato Terra

Humor acima de tudo. Golden shower em cima de todos

Renato Terra - Renato Terra
Renato Terra
Descrição de chapéu

No entanto, ela se move

Bolsonaros e Trumps vão e voltam há séculos na face da Terra, mas eles não contam com os ecos de Galileu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos os fatos relatados abaixo aconteceram nesta semana.

1) O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Jair Bolsonaro. O presidente havia insinuado que a jornalista Patrícia Campos Mello havia prestado favores sexuais para conseguir uma notícia.

2) O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou Carla Zambelli por uma montagem na qual as deputadas Sâmia Bomfim e Talíria Petrone, do PSOL, eram caracterizadas como demônios.

Sobre um fundo preto está um recorte da cabeça de Jair Bolsonaro, sobre a cabeça há três círculos cor azul transparentes sobrepostos
Ilustração publicada em 30 de junho - Débora Gonzales

3) O presidente da Caixa Econômica foi afastado depois de acusações de assédio sexual. No seu lugar, entrou uma mulher.

4) O YouTube suspendeu o canal da Assembleia de SP por causa da exibição de um "documentário" com fake news sobre a pandemia.

5) A ministra Cármen Lúcia, do STF, sublinhou a "gravidade do fato narrado" em seu pedido para a Procuradoria se manifestar sobre os indícios de que Jair Bolsonaro interferiu nas investigações sobre as denúncias de corrupção no MEC.

6) A comissão da Câmara dos EUA que investiga o ataque ao Capitólio obteve uma denúncia importante: Cassidy Hutchinson, principal assessora do chefe de gabinete de Trump, revelou que o ex-presidente americano sabia que muitos apoiadores estavam armados. E que ele tentou assumir o volante de uma limusine do serviço secreto para se juntar aos protestos, mas foi impedido.

​Em 1633, diante do Tribunal da Inquisição, Galileu Galilei foi obrigado a negar que a Terra se movia em torno do Sol. Depois da negativa, Galileu teria balbuciado. "No entanto, ela se move".

Há divergências entre historiadores se a frase foi realmente dita. O fato é que a Terra se moveu.

Ao longo dos anos, a sentença de Galileu se tornou um símbolo de afirmação da ciência diante de autoritarismos religiosos, políticos e econômicos.

Alguns ventos que sopraram no Tribunal da Inquisição são os mesmos que sacodem as democracias de hoje. Os mesmos ventos que jogaram Bolsonaro e Trump numa distopia cármica do "bem" contra o "mal". Que legitimam uma guerra de narrativas com ares épicos, bem como os mitos e o aparelhamento das instituições. Que colocam os dogmas acima dos fatos, que desacreditam a ciência e a pluralidade.

Os fatos desta semana mostram com clareza: Bolsonaros e Trumps vão e voltam há séculos na face da Terra. No entanto, ela se move.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.