Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente

Trabalhe enquanto eles dormem: neurocientistas explicam por que esse discurso é uma cilada

Cérebro precisa de descanso e bom sono para aprender, memorizar e ser criativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração dividida em 7 faixas verticais. Em quatro delas, homem negro, careca, de óculos, usando camisa e gravata, está em escritório. Em cima da mesa há luminária, notebook e um xícara com café. Acima dele, um relógio. A cena está dividida ao meio e nas três faixas restantes, o relógio circular vira o sol, o homem está de óculos escuros e usa calção vermelho de banho. Ao lado dele também há uma mesa, mas essa é amarela, com lata de cerveja, livro e porção de mandioca frita em cima. Ele está numa praia. Ao fundo, árvore e montanha. Aos seus pés, o mar.
Ilustração: Carolina Daffara - Carolina Daffara
São Paulo

A cobrança para estarmos sempre produzindo aparece em todas os lugares e situações na nossa sociedade. Seja na escola, na faculdade, no trabalho ou mesmo em algum projeto da vida pessoal. Se não conseguiu é porque não se esforçou o sufiente.

Nas redes sociais, é comum nos depararmos com posts de influenciadores ou coaches de carreira que usam o termo "trabalhe enquanto eles dormem". Esses textos, que têm a pretensão de serem motivacionais, focam a lógica do sucesso ou fracasso como sendo apenas uma questão de esforço pessoal e excluem os contextos sociais, financeiros, raciais e mesmo de rede de apoio que cada pessoa tem.

Como se isso não bastasse, a ideia de trabalhar até a exaustão e não tirar um tempo para descanso e lazer, além de gerar transtornos como ansiedade, depressão e burnout, também não é uma boa atitude do ponto de vista da neurociência. O ser humano precisa relaxar e dormir bem para que a memória, o aprendizado, a criatividade e a motivação funcionem direito.

"Dormir mal afeta todos os sistemas do cérebro, inclusive os envolvidos com a motivação. Se a pessoa dorme mal, ela se sente menos motivada e procrastina mais, fica preguiçosa. Com o estresse é a mesma coisa. O estresse muda a forma de como o cérebro vai calcular o custo-benefício das tarefas, fica mais difícil ter motivação", diz o neurocientista Andrei Mayer, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e administrador do podcast A culpa é do cérebro.

Livia Ciacci, neurocientista do método Supera – Ginástica para o Cérebro, chama a atenção para o fato de que, além de subestimar a importância do descanso, esse discurso aumenta o ritmo de cobrança.

"Primeiramente acontece a tensão física e o cansaço mental motivado pela rotina repetitiva e a pressão dos prazos. A pessoa se mantém em um ritmo de cobrança constante e vai se tornando cada vez mais sensível aos estímulos, levando, por exemplo, a irritações em circunstâncias em que normalmente não se irritaria", observa.

Ciacci explica que é preciso levar o descanso a sério. Quando essa pausa não acontece e a pessoa fica o tempo todo tentando dar conta de tudo, a mente passa a entender tudo como ameaça. "Isso leva a um aumento do estado de alerta, o cérebro manda o corpo liberar hormônios, como a adrenalina por exemplo, que faz com que os músculos se contraiam", afirma.

"Músculos contraídos comprimem nervos, levando ao surgimento de dores no corpo. Os pensamentos acelerados começam a alterar a qualidade do sono porque, nessas condições, o cérebro não consegue passar pelas fases normais do sono, não conseguindo, de fato, descansar. Daí começam a aparecer as mudanças comportamentais, como perda de interesse em coisas que davam prazer e outros sintomas de ansiedade."

A neurocientista diz que essa é uma questão fisiológica. "Descansar seu corpo e mente vai, na verdade, colaborar com o seu desenvolvimento já a curto prazo."

Abaixo, Ciacci aponta cinco benefícios do cérebro descansado para não cair na cilada da frase "trabalhem enquanto eles dormem":

Descanse para tomar melhores decisões
Vários experimentos demonstraram que a fadiga faz com que nossas decisões sejam ruins e isso é levado muito a sério em algumas profissões, como os pilotos de avião

Descanse para sua memória funcionar melhor
As emoções e o estado de ânimo influenciam diretamente na capacidade de memorização de episódios e informações. Quanto mais cansado você estiver, pior estará sua memória.

Descanse para ser mais criativo
Criatividade é uma ação que depende de processamentos em segundo plano, fora da consciência, e eles acontecem principalmente nos momentos de descanso.

Descanse e previna o mal de Alzheimer
Manter um ritmo saudável de descanso e sono facilita os processos de limpeza dos restos metabólicos que ficam no tecido cerebral após a atividade mental intensa. Isso previne desordens e doenças como o Alzheimer

Descanse e tenha mais amigos
Um cérebro descansado é mais bem-humorado e será capaz de socializar melhor, uma vez que terá mais chances de ver a vida com empolgação e motivação

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.