Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente

Epilepsia: HC investiga técnicas de meditação para controlar crises

Instituto de Psiquiatria busca pacientes para projeto de pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Meditação e sons da natureza podem ser aliados de pessoas com epilepsia. Para avaliar os benefícios dessas técnicas na qualidade de vida dos pacientes, o Projepsi (Projeto de Epilepsia e Psiquiatria) do IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) busca pacientes com a condição para fazerem parte de uma pesquisa.

Para participar é preciso ter de 18 a 65 anos e diagnóstico de epilepsia. Os interessados devem preencher um questionário no site do Ipq e serão encaminhados para triagem. O tratamento consiste em duas sessões de 20 minutos por dia, durante três meses, que serão feitas de casa a partir de uma plataforma digital. No entanto, será preciso ir ao instituto para avaliações e coletas de exames solicitados. A pesquisa é gratuita e conta com apoio financeiro do Instituto Mahle.

Leandro Valiengo, psiquiatra e coordenador do estudo, explica que as mesmas técnicas já foram utilizadas em ensaios internacionais e apresentaram bons resultados contra convulsões, ansiedade, estresse e insônia.

"Os sons podem diminuir os níveis de estresse crônico, reduzindo a hiperativação do sistema simpático, também chamado de luta e fuga, e aumentando a atividade parassimpática, que é o sistema de relaxamento", diz Valiengo.

O tratamento medicamentoso contra as crises deve ser mantido durante a pesquisa. "O objetivo é avaliar o efeito dessas como coadjuvantes", afirma o psiquiatra.

A epilepsia é uma síndrome caracterizada por crises epilépticas que se repetem em intervalos variáveis. Pode ter diferentes causas, como alterações metabólicas, doenças cerebrovasculares, tumores e traumatismo. O paciente pode apresentar convulsões, rigidez muscular, movimentos automáticos involuntários, crises de ausência, entre outros sintomas.

IPq-HCFMUSP
Endereço rua. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, região central de São Paulo
Questionário clique aqui

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.