Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente câncer

Saúde mental ultrapassa câncer como principal preocupação

Pesquisa Ipsos entrevistou mais de 23 mil pessoas em 34 países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As pessoas estão preocupadas mais com a saúde mental do que com o câncer. Essa foi a constatação da pesquisa "Monitor Global dos Serviços de Saúde", feita pelo Instituto Ipsos.

De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados apontaram o bem-estar psicológico como o principal fator de preocupação, atrás apenas da Covid-19, citada por 47%. O câncer ficou em terceiro lugar como motivo de inquietação, mencionado por 34%.

A sondagem foi realizada entre os dias 22 de julho e 5 de agosto de 2022, com 23.507 pessoas, em 34 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Argentina, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Os entrevistados foram questionados sobre qual condição eles viam como o maior problema de saúde enfrentado pela população do seu país. Entre os tópicos estavam Covid-19, saúde mental, câncer, estresse, obesidade, diabetes, abuso de drogas, abuso de álcool, doenças cardíacas, tabagismo, demência, superbactérias hospitalares e infecções sexualmente transmissíveis.

No Brasil, os números refletem que a população tem as mesmas preocupações em relação à saúde. Aqui também a Covid ficou em primeiro lugar, apontada por 62% dos entrevistados. A saúde mental ficou a segunda posição, lembrada por 49%. O câncer vem logo em seguida, citado por 29%.

Em 2018, apenas 18% dos brasileiros disseram que a saúde mental era uma preocupação no país. Essa percepção cresceu no contexto da pandemia da Covid-19 —em 2020 foi mencionada por 27% e, em 2021, por 40%. A pesquisa não foi realizada em 2019.

No mundo todo, 27% dos entrevistados escolheram a saúde mental como motivo de preocupação em 2018. Em 2020, foram 26% e, em 2021, 31%.

Para Cassio Damacena, líder de Healthcare da Ipsos Brasil, a grande apreensão com a pandemia gerou uma discussão sobre saúde que foi ampliada para a saúde mental.

"A pesquisa evidenciou uma maior preocupação com a saúde mental em relação às medições anteriores. Essa preocupação vem se mantendo mesmo com a flexibilização e retomada da normalidade no pós-pandemia. Vários efeitos vividos pela população, em diversos países do mundo, amplificaram a preocupação com a saúde mental, o que sinaliza que para os próximos anos esta deve continuar sendo uma pauta da saúde da população brasileira", observa.

Levantamentos como esse, segundo Damacena, ajudam a evidenciar as necessidades da população para o setor público e as ações que devem ser realizadas.

"As pesquisas auxiliam não apenas no conhecimento, mas evidenciam as necessidades para o setor público e as ações que devem ser realizadas, como no suporte médico com psiquiatras, psicólogos e grupos de apoio, além de buscar formas de educar a população em como lidar com as questões trazidas pela pandemia. Essas ações direcionadas à saúde mental devem ser pauta, não somente do setor público, mas, também da saúde privada e do cotidiano da população", ressalta.

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.