Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente

Confira cinco dicas para potencializar sua memória

Cozinhar, ouvir música e jogar xadrez ajudam a treinar o cérebro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A memória é uma habilidade cognitiva que permite adquirir, reter e recuperar as informações que recebemos. O processo de armazenamento consiste em obter esse conhecimento vindo do meio externo —quando lemos um livro ou assistimos a uma aula, por exemplo— e fixá-lo na nossa mente para que possamos consultá-lo mais tarde, quando for necessário.

É por meio das lembranças que construímos nossa identidade social e registramos nossas experiências de vida e nossas relações com outras pessoas.

"A memória tem sua função além dos limites da atividade cognitiva, podendo interagir com outras funções do cérebro com certa intimidade, como a criatividade, o afeto, a motivação e a emoção", explica Thais Bento Lima Silva, gerontóloga, neurocientista e parceira científica do Método Supera de ginástica para o cérebro.

Tabuleiro com peças do jogo de xadrez
Jogos como o xadrez ajudam a treinar a memória - Eduardo Knapp/Folhapress

A memória pode ser classificada de acordo com sua temporalidade como a de curto prazo (MCP) e a de longo prazo (MLP).

De modo geral, a memória de longo prazo é aquela que guarda as recordações de episódios importantes que marcam a nossa vida, como o nascimento de um filho ou o dia do casamento, por exemplo.

Já a memória de curto prazo atua quando aprendemos algo novo e retém a informação por menos tempo, até que seja esquecida ou guardada. Dentro da memória de curto prazo, encontra-se a memória operacional, responsável pelo armazenamento temporário de informações para a execução de tarefas cognitivas como leitura, cálculo, planejamento e conversação.

"Qualquer exercício que estimule o cérebro pode ser um facilitador para ajudar a preservar a memória. De início, pode soar como algo complexo a ser elaborado e aplicado, porém, os exercícios podem ser muito simples e se transformarem em bons momentos para a pessoa idosa e seus familiares", afirma Thais.

Veja algumas dicas da especialista para turbinar a memória.

Organize um álbum de fotografias
Além de fotografias, o álbum pode reunir cartões postais, cartas, ingressos de eventos, convites ou qualquer outra coisa que possa suscitar a memória biográfica da pessoa. "Crie uma linha cronológica de lembranças para facilitar a compreensão dos eventos, com data e local", diz a gerontóloga.

Pratique jardinagem
O interessante dessa atividade é que ela contempla muitas funções cognitivas, como memória, sensação, percepção, planejamento, organização, atenção, concentração, memória olfativa, além de promover bem-estar tanto para o indivíduo, como para seu familiar/cuidador.

Coloque em prática a culinária
A culinária é uma ótima atividade para estimular a memória, a atenção, o planejamento e, principalmente, estimular os sentimentos. Não é só colocar a mão na massa: sons, cheiros e sabores vão, aos poucos, trazendo à tona lembranças de reminiscências.

Ouça música
A música estimula a memória, as emoções, as sensações e mexe com o corpo. Se a pessoa tiver boa mobilidade e equilíbrio, convide-a para dançar. É importante conhecer o gosto musical da pessoa e, a partir disso, criar atividades que possam englobar alguns estímulos. O trabalho com música diminui o estresse, a ansiedade, e permite a estimulação de várias partes importantes do cérebro.

Divirta-se com jogos
Dependendo do gosto e da capacidade de memória de cada um, é possível escolher entre diferentes atividades, como xadrez, sudoku, jogo da memória, dos sete erros, dominó, entre outros. Se bem orientados, os jogos estimulam a memória, a atenção, a concentração e as funções executivas.

Dicas para potencializar a memória de curto prazo

● Faça higiene do sono

● Pratique atividades físicas

● Tenha uma alimentação balanceada

● Controle o estresse e a ansiedade

● Tenha uma vida social ativa

● Execute atividades de estimulação cognitiva

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.