Sobre Trilhos

Viaje ao passado, conheça o presente e imagine o futuro das ferrovias

Únicos trens de passageiros de longa distância do país ganham app com rotas e até cardápio

País tem apenas dois trens regulares, ambos operados pela Vale, em MG, ES, MA e PA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com suas dimensões continentais, o Brasil tem atualmente apenas duas linhas ferroviárias regulares para o transporte de passageiros, num cenário que contrasta com o vivido há mais de um século.

Mas os passageiros das vias existentes, que ligam Minas Gerais ao Espírito Santo e Maranhão ao Pará, ganharam um aplicativo que permite a compra e troca de passagens e a obtenção de informações sobre os trajetos.

Trem percorre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga Cariacica (ES) a Belo Horizonte
Trem percorre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga Cariacica (ES) a Belo Horizonte - Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem

Além disso, oferece previsão de horário de chegada do trem em cada estação —juntos, passam por 69 municípios—​, regras para o embarque de bagagens e o cardápio do vagão-restaurante, com os preços.

O app, chamado Trem de Passageiros, está disponível para os sistemas Android e IOS desde as últimas semanas, para atender os usuários da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

São as rotas que restaram aos passageiros, excetuando-se os trens urbanos e os turísticos.

Como comparação, só em São Paulo o início do século 20 foi marcado pela existência de mais de uma dezena de companhias ferroviárias, responsáveis por desbravar o interior. Mas o estado, hoje, não tem nenhuma linha tirando as operadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A Estrada de Ferro Carajás, por exemplo, foi inaugurada em 1985 e percorre 870 quilômetros de trilhos, passando por 25 povoados e municípios.

Ela liga a maior mina do mundo de minério de ferro a céu aberto, em Carajás, ao porto de Ponta da Madeira, na capital maranhense.

Já a Vitória a Minas, apesar do nome, liga Cariacica (ES) a Belo Horizonte. As duas ferrovias são operadas pela Vale.

O trem entre Espírito Santo e Minas Gerais percorre diariamente 664 quilômetros de trilhos, em viagem que dura 13 horas.

No trajeto entre os dois estados, os trens passam pelas margens do rio Doce e trechos de mata atlântica no Espírito Santo e montanhas em Minas. E para em 28 estações na rota.

Antes da pandemia, elas transportavam juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.