Sobre Trilhos

Viaje ao passado, conheça o presente e imagine o futuro das ferrovias

Estação centenária em cidade mineira ganha locomotiva fabricada há 58 anos

Máquina foi restaurada e agora faz parte do conjunto arquitetônico original do local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma locomotiva a diesel fabricada em 1964 passou a fazer parte do cenário da antiga estação Pedra Mole, em Ipatinga (MG), nesta terça-feira (12).

A máquina, que foi utilizada no passado na área industrial da usina Intendente Câmara, foi restaurada e agora faz parte do conjunto arquitetônico original do local, que também passa por reforma.

Locomotiva fabricada em 1964 que ficará exposta na estação Pedra Mole, em Ipatinga (MG)
Locomotiva fabricada em 1964 que ficará exposta na estação Pedra Mole, em Ipatinga (MG) - Divulgação

Projetada pelo engenheiro Pedro Nolasco, a estação fica às margens do rio Piracicaba, entre os bairros Castelo e Cariru, e suas ruínas estão tombadas pelo conselho do patrimônio histórico e cultural de Ipatinga desde setembro de 1996.

Ela completará cem anos de sua inauguração em 1º de agosto e foi reaberta à visitação em 2019, depois de receber R$ 750 mil em investimentos da Usiminas.

As obras fazem parte de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a empresa e o Ministério Público de Minas Gerais.

Segundo a empresa, o investimento é uma forma de desenvolver o turismo e a cultura no Vale do Aço e também marcar os 60 anos da companhia na região.

A antiga estação ganhou esse nome, de acordo com a prefeitura, por ficar num terreno que possuía rochas de calcário que eram quebradas facilmente.

A estação é aberta para visitação às quintas e sextas-feiras (10h às 15h), aos sábados (9h às 16h) e aos domingos (9h às 13h).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.