Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

LAB Fantasma, de Emicida e Fióti, convida moradores de rua em ação de moda

Empresa vai reverter parte das vendas para a ONG SP Invisível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ONG SP Invisível reúne um banco de histórias de pessoas em situação de rua. Fazem isso com o objetivo de humanizar o olhar da sociedade sobre a população de rua, para que vejam sua beleza e conheçam suas histórias, muitas vezes invisíveis. Sempre atuando como agente de mudança, a Laboratório Fantasma, empresa de moda fundada pelos rappers e empresários Emicida e Evandro Fióti, se uniu à instituição para dar apoio e visibilidade a essas pessoas.​

Cinco pessoas negra em pé e quatro sentadas
Equipe de modelos em foto para a LAB Fantasma em parceria com a ONG SP Invisível - Leticia Silva/ Divulgação

Além de reverter um percentual das vendas da campanha "Respeita Minha História" para a SP Invisível, a LAB usou pessoas que vivem em situação de rua ao lado de dois de seus artistas, Rael e Drik Barbosa, como modelos.

Desta maneira, a Laboratório Fantasma reforça a sua postura de entender a moda para além de uma peça de roupa, mas criando itens e ações que carregam identidade e são ferramentas de comunicação e de pertencimento para aqueles que partilham da essência transformadora presente no DNA da empresa.

"O número de seres humanos vivendo em situação de rua triplicou em São Paulo no último ano. É um absurdo que a capital financeira do Brasil e a maior metrópole da américa latina conviva com tamanha desigualdade. É um absurdo e precisamos nos incomodar com essa violenta realidade. Acreditamos que a moda é um espaço para propor essa reflexão e convidar a sociedade civil para participar desse debate – pressionando o poder público. Não podemos ignorar a história de vida dessas pessoas", afirma Evandro Fióti, CEO do Laboratório Fantasma.

A LAB convidou oito pessoas que foram impactadas pela campanha "Natal Invisível", organizado pela ONG com a finalidade de proporcionar ceias de Natal para mais de 5.000 pessoas, além de angariar fundos para um banco de alimentos com mais de 150 toneladas para suportar o atendimento de outros projetos que servem à população em situação de rua e estão com poucos recursos.

"O desemprego e a precarização do mercado de trabalho têm feito com que boa parte da população não tenha o que comer. A fome voltou a ser um assunto muito grave em nosso país. O Hip hop salvou as nossas vidas e nós acreditamos que ele é capaz de inspirar a sociedade e transformar essa triste realidade que, infelizmente, é um projeto do Estado Brasileiro. Só de forma coletiva conseguiremos criar fôlego para mudar essa realidade. A vitória precisa ser coletiva, então precisamos nos movimentar de forma coletiva também", comenta Fióti.

ONG SP Invisível

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.