Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Embrazado reúne músicos do sul ao nordeste em disco que mistura ritmos

Álbum traz coletânea de sons de artistas do tecnomelody ao funk e usa DJs famosos na cena musical alternativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O portal Embrazado, plataforma digital que destrincha a música periférica brasileira, lançou no início do mês o álbum "Embrazado hits" com 10 faixas que faz um intercâmbio entre artistas periféricos de Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A obra mistura tecnomelody, funk e subgêneros do rap com remix de DJs conhecidos na cena alternativa.

"A coletânea é a realização de tudo que a gente queria fazer desde o começo do projeto: conectar artistas de cenas que a princípio parecem distantes, mas que estão ligadas há anos. A gente percebe isso através da influência que esses artistas têm, da forma que produzem, na estética dos timbres, dos processos criativos... Proporcionar esses intercâmbios de fato era uma coisa que a gente queria fazer desde o princípio", completa Igor Marques, curador e produtor do Portal Embrazado.

Para a Dj Méury, artista paraense, a coletânea abre novas portas: "Pra mim é gratificante participar desse projeto em outro estado, ter a oportunidade de mostrar um pouco da nossa cultura paraense através de um remix isso vai atribuir muito na minha carreira e mostrar que mulher também faz o que um homem faz e ainda melhor", revela.

"Pra mim é uma satisfação enorme poder somar nesse trabalho e saber que existem espaços assim para canalizar toda essa nova expressão artística que vem de culturas e lugares tão distintos do Brasil, nos conectando e dando oportunidade do público conhecer novos trabalhos, novos sons e um novo leque de experiências, tudo isso através da música." relata Jotaerre, músico de Salvador Bahia.

O lançamento da coletânea vem acompanhado da série audiovisual "Embrazado.mp4", um conjunto de cinco reportagens com entrevistas em formato de mini documentários que pautam as cenas musicais de Belém (PA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

"Interessante destacar que em cada episódio a gente abordou camadas complementares da economia criativa das periferias brasileiras: começando pelos produtores musicais em Salvador, uma casa de show em Belo Horizonte, passando pelos artistas em Belém, dançarinos no Rio de Janeiro e fãs em Recife. É como se a série de vídeos passeasse pela cadeia produtiva da cultura nessas periferias do país", explica Igor Marques.

Embrazado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.