Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta
Descrição de chapéu Virada Cultural

Virada Cultural: Mensagens serão projetadas em shows de funk, samba e rap

Iniciativa 'Holograma das Ruas' nasceu do desejo de dar visibilidade a cultura da pichação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cultura periférica vai além dos bailes funk, das rodas de samba ou das batalhas de rap, ela aparece em outros lugares como a arte. Com o objetivo de dar visibilidade à pichação, enquanto ritmos mais urbanos sobem ao palco, vão surgir projeções a laser formando tags no formato de picho.

A intervenção "Holograma das Ruas" vai ser projetada no Vale do Anhangabaú durante shows de artistas como Tássia Reis, Don L e Margareth Menezes na Virada Cultura, evento que acontece durante 24h neste sábado e domingo.

Projeções de tags nos prédios do centro de São Paulo
Projeções de tags nos prédios do centro de São Paulo - Rafael Avancini/ Divulgação

M.I.A, que está à frente do projeto ao lado do iluminador Diogo Terra, é pichador, artista visual e também terá suas tags projetadas na ocasião. O desejo de promover este contraste entre arte e o ilegal —mas sem infringir a lei—, que nasce o projeto de projeções, uma união de arte e tecnologia, tornando o ato marginalizado com uma aparência mais moderna.

Para entender melhor a arte: Um holograma nada mais é do que uma imagem tridimensional criada a partir da projeção de luz sobre figuras bidimensionais (2D), e dessa forma, cria-se uma terceira dimensão (3D). As mensagem dos artistas buscam provocar uma reflexão social, o grupo de artistas, técnicos e produtoras explicam que a terceira dimensão neste caso seria o próprio cenário urbano, que por um lado, é acostumado a receber o picho fisicamente.

Outro artista que vai ter suas artes projetadas durante os shows é o maranhense Jah no Controle, ele é também um dos educadores responsáveis por oficinas de arte urbana no centro. "Hoje a arte urbana está em alta e sendo valorizada, a pichação é apenas uma delas. Esse é um movimento que vem sendo transmitido de geração em geração", comenta o pichador.

Holograma das Ruas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.