Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Falta equidade no rap, diz Drik Barbosa que lança música 'Cabeça Erguida'

Em projeto 'Nós', rapper rima sobre autoestima com participações das MCs Cynthia Luz e Lourena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Assim que a pandemia se estabeleceu ao redor do mundo, Drik Barbosa deu início a um processo de cura que viria a ser o seu novo trabalho musical. A rapper paulistana recorreu aos saberes ancestrais de usar a música como forma de resistência, preservação da identidade e para amenizar as dores e angústias dos nossos tempos quando deu início ao projeto "NÓS", lançado pela Laboratório Fantasma.

Após três singles —"Sobre Nós", em parceria com Rashid, "Seu Abraço", ao lado de Psirico e RDD, e "Calma, respira" com Péricles — ​, a artista conclui a sequência ao apresentar "Cabeça Erguida", canção em que conta com a presença das rappers Cynthia Luz e Lourena.

Drik Barbosa conclui projeto NÓS com o single "Cabeça Erguida", que tem a participação de Cynthia Luz e Lourena
Drik Barbosa conclui projeto 'NÓS' com o single 'Cabeça Erguida', que tem a participação de Cynthia Luz e Lourena - Lana Pinho/ Divulgação

Nesta última fase do projeto, Drik aborda a importância do afeto e traz mensagens de empatia e de resistência. "Apesar de todo esse momento ruim que estamos passando, a música surge com a ideia de dar esperança. A escolha da Cynthia e da Lourena foi para dar ainda mais força a essa mensagem. Ter mulheres cantando sobre seguir em frente é importante nesses tempos," comenta a rapper.

Com 14 anos de carreira, Drik tem uma carreira sólida no rap com números consolidados: No YouTube ela acumula 1.938.577 views, 1.269.829 streams no Spotify e 5.643.274 ouvintes —com crescimento em países como Portugal e Estados Unidos. Agora, com "Cabeça Erguida", a artista apresenta o sentimento de esperança e de união em primeiro plano.

Mesmo com números expressivos, Drik comenta que ainda falta espaço para as mulheres no rap e que as conquistas para o gênero estão vindo à base de muita luta. " "Por mais que vimos meninas em festivais fazendo shows, ainda falta equidade no movimento. Conquistamos muito, mas existem ainda outros espaços que podemos ocupar."

Voltando para a seara do projeto "Nós", a rapper diz que falar sobre esperança, sobre resistência, sobre, de fato, seguir de cabeça erguida mesmo enfrentando tantos problemas, mesmo morando num país com diversas problemáticas", comenta Drik. "'Cabeça Erguida' fecha esse ciclo com chave de ouro, trazendo uma mensagem principal que é sobre alimentar a esperança. É um convite para as pessoas aderirem a esse movimento que busca transformações", afirma Drik.

Outra forma de transformação que Drik comenta é a política. "Poucas pessoas entenderam que o que nós fazemos é um ato político. É gratificante ver o MC Hariel se posicionando politicamente, isso desperta o interesse em quem o acompanha de ficar mais atento às demandas do país".

Sobre o futuro, Drik diz estar animada para lançar um disco de house music e que artistas nacionais e internacionais —como a rapper Alt Niss e Beyoncé com o novo single "Break My Soul"— a inspiram. "Vamos ver se o house vindo cada vez mais as pessoas começam a entender melhor o ritmo. Estou para lançar meu disco faz tempo. Vou fazer o remix com a Beyoncé, com fé em Deus".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.