Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Quintal dos Prettos, roda de samba na zona leste de SP, comemora 30ª edição

Em tom de resistência e área para empreendedores, grupo se reúne todo primeiro domingo do mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Reunindo arte, cultura e resistência, o Quintal dos Prettos realiza sua 30º edição no dia 4 de setembro, às 14h, no Espaço Maria Zélia, no Brás, região leste de São Paulo. A roda de samba, que acontece desde abril de 2018, é idealizada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira —que juntos formam a dupla Prettos.

"É uma roda de samba em homenagem ao Fundo de Quintal, grupo que é a base dos artistas do samba e do pagode atuais e foi o nascedouro de grandes sambistas", conta Sousá. O grupo revelou, entre outros, Almir Guineto, morto em 2017, e Jorge Aragão.

Roda de samba Quintal dos Prettos movimenta a capital paulista todo primeiro domingo mês
Os irmãos Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira, que juntos formam a dupla Prettos - Leonardo Vitulli

O samba que acontece todo primeiro domingo do mês e dura 4h seguidas, sem nenhum intervalo, promove a conexão de diferentes gerações com a cultura afro-brasileira. E além da parte musical, a cada evento, cerca de 15 empreendedores expõem e comercializam produtos de diferentes segmentos, da gastronomia à moda.

Outra ação social que o Quintal promove é a coleta, separação, descarte e venda de todo lixo reciclável gerado em parceria com o Instituto ECOAR.

"O principal objetivo do Quintal dos Prettos é restabelecer a conexão das pessoas com o samba. Hoje são mais de 2.500 pessoas, cantando juntas em volta de uma roda de samba totalmente acústica, tornando o Quintal a referência histórica mais emblemática dos tempos atuais no samba", afirma Sousá.

A fama da roda de samba ultrapassa São Paulo, caravanas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, periodicamente surgem no espaço no Brás. Além de receber visitas ilustres como o rapper Emicida, os sambistas Arlindinho e Salgadinho e até o diretor de cinema Marcus Baldini.

Quem também marca presença constante é a cantora Maria Rita, que foi nomeada musa da roda de samba do projeto, frequentado por um público diverso e reunindo em média 2500 pessoas por edição.

"Nosso grande propósito é manter o Quintal dos Prettos como um espaço de resistência e fortalecimento do samba, preservando sua identidade, promovendo a experiência de roda de samba principalmente na vida dos jovens", comentou Oliveira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.