Todas as letras

Diversidade afetiva, sexual e de gênero

Todas as letras - Renan Sukevicius
Renan Sukevicius
Descrição de chapéu jornalismo

Não há homofobia do bem

Bolsonaro acha errado ser dissidente da heterossexualidade. Seus opositores também?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Noivinha de Aristides. Esse termo correu pelo Twitter, um dos territórios prediletos de Bolsonaro e do bolsonarismo, nos últimos dias. Era um fulano que segundo beltrano poderia ter sido, quem sabe, instrutor de judô de Bolsonaro quando este estava na Academia Militar.

O termo teria sido dito por uma mulher a Bolsonaro na Via Dutra, em Resende (RJ), no sábado (27). O Painel, da Folha, apontou que a mulher nunca falou em noivinha de Aristides, e sim o termo "filho da puta", em um momento de "grave estresse em decorrência do engarrafamento", segundo seus advogados.

O Presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia de assinatura das novas regras para simplificar o acesso à tarifa social de energia elétrica na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em Brasília, 30 de novembro de 2021. REUTERS / Adriano Machado - REUTERS

Mas, sabe como é, né? Na internet pouco importa a origem de uma notícia, principalmente se ela agrada a quem lê. Uma interpretação de que em algum momento o presidente da República pudesse ter tido um relacionamento homoafetivo fez a festa de alguns opositores nas redes.

No cargo, Bolsonaro deu declarações homofóbicas, como quando disse que um repórter tinha uma cara de homossexual terrível. Antes de sentar na cadeira de presidente, não foram poucas as ofensas à comunidade LGBTQIA+.

Bolsonaro acha que é errado ser dissidente da heterossexualidade. Seus opositores também? Não parece haver cenário possível para "brincadeiras" homofóbicas e machistas. Ser LGBT não deveria ser visto como humilhante.

Mais grave do que a oposição achar que homofobia se paga com homofobia é ignorar o verdadeiro arsenal de críticas e questionamentos que podem ser feitos a uma figura como Jair Bolsonaro. A colunista desta Folha Mariliz Pereira Jorge elencou vários adjetivos. Definições não faltam.

Em declaração recente, Bolsonaro disse que deve participar de debates eleitorais em 22 desde que "não falem em coisas de [minha] família". Não é só de LGBTs que Bolsonaro demonstra ter muito medo. E é sobre estes outros medos que uma oposição série deveria se debruçar.

SÃO PAULO, SP, 12.05.2020 - Bonecos em foto ilustração para o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, comemorado no dia 17 de maio. Faz 30 anos que OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o termo "homossexualidade" da lista de transtornos mentais. (Foto: Karime Xavier/Folhapress) - Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.