Todas as letras

Diversidade afetiva, sexual e de gênero

Todas as letras - Renan Sukevicius
Renan Sukevicius
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Os espantalhos estão voltando

Interesses eleitoreiros fazem LGBTs voltarem a ser o mal do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As comunidades escolares penaram nos últimos dois anos para manter estudantes na escola, minimamente alimentados com arroz e feijão e com alguma fagulha de esperança em um futuro digno. Mas, para o ministro da Educação, o denunciado por crime de homofobia Milton Ribeiro, o grande problema a ser combatido nessa área é evitar que "a educação brasileira vá por um caminho de tentar ensinar coisa errada para as crianças".

Durante evento do governo sobre merenda escolar, nesta terça-feira (8), o ministro bolsonarista disse que "não tem esse negócio de ensinar [que] você nasceu homem, [e] pode ser mulher. Respeito todas as orientações. Mas uma coisa é respeitar, incentivar é outro passo", disparou.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro - AFP

Em outra infeliz ocasião, o Ribeiro já disse que a homossexualidade não seria normal e atribuiu sua ocorrência a "famílias desajustadas". Foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela prática do crime de homofobia.

Outubro já está no horizonte, cada vez mais devem aparecer as falas absurdas ligadas a gênero e à população LGBTQIA+, o espantalho favorito dos bolsonaristas e ex-bolsonaristas. E funciona, mobiliza parte do eleitorado que precisa se opor ao iminente risco de perder o seu mais abstrato bem: a tradição.

A população dissidente do sistema sexo-gênero continua sofrendo com agressões físicas e verbais o tempo todo, mas a coisa piora em anos eleitorais. As falas homotransfóbicas passam a sair da boca de figuras públicas. Ou são direcionadas a figuras públicas LGBTs.

Nesta quinta-feira (10), a vereadora de São Paulo Erika Hilton (PSOL) registrou um boletim de ocorrência contra uma mulher após ser ameaçada de morte. Numa mensagem por e-mail, a política foi chamada de nomes pejorativos e transfóbicos..

Na mensagem, a mulher ainda prometia degolar a parlamentar e atear fogo em sua residência e em seu corpo. "Você nunca deveria nem ter sido parido de sua mãe", escreveu.

Há uma guerra na Ucrânia, o diesel subiu 24,9%, mas parece que o problema maior do Brasil é falar sobre gênero.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.