Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

10 erros ao lavar e secar as roupas

Saiba como evitar manchas e danos às peças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se suas roupas duram pouco, o problema pode estar em pequenas falhas cometidas ao lavá-las e secá-las. A seguir, a organizadora pessoal Bárbara ​Volnei lista dez erros comuns ao cuidar das peças e ensina como evitá-los.

1. Não separar as peças por cor

A regra básica é que roupas brancas nunca devem ser lavadas com coloridas e pretas. Mas é bom ficar atento também a peças com tonalidades mais fortes, que podem desbotar nas primeiras lavagens. Um truque para impedir que o tecido solte tinta é deixá-lo de molho em um balde de água com cerca de 100 gramas de sal, que devem estar bem dissolvidos. Mantenha a peça submersa por uma hora e enxágue bem.

Roupas coloridas em lavagem em uma máquina de lavar que tem porta redonda e frontal
Roupas brancas devem ser lavadas separadamente das coloridas e pretas - Fotolia

2. Exagerar no sabão e no amaciante

Adicionar uma quantidade maior desses produtos não deixará as roupas mais limpas nem mais macias, pelo contrário. O uso em excesso estraga as fibras e pode manchar os tecidos. Além disso, o funcionamento da máquina é prejudicado, diminuindo a vida útil do equipamento. Por isso, respeite sempre as instruções do rótulo do produto. Tenha cuidado, principalmente, ao utilizar sabões e amaciantes concentrados, cujas medidas devem ser ainda menores.

3. Deixar a roupa de molho por muito tempo

Manter a peça submersa por um longo período não significa conseguir uma remoção maior das manchas. A duração do molho deve ser de até uma hora. Depois desse tempo, o sabão vai perdendo seu poder de limpeza. Se o processo se estender muito, há o risco de que o tecido seja danificado. Além disso, micro-organismos podem se multiplicar nessa água suja, fazendo com que a roupa fique com um cheiro ruim mesmo depois de seca.

4. Não ter saquinhos para itens delicados

De modo geral, peças feitas de tecidos mais frágeis, como a seda e o tricô, e com detalhes em renda ou pedraria podem ser lavadas na máquina, mas exigem cuidados especiais (sempre verifique a etiqueta). Vire as roupas do avesso e coloque-as dentro do saco protetor, que é feito de náilon e fechado com zíper. É importante também escolher o ciclo delicado de lavagem.

5. Abusar do uso de alvejante

Muita gente utiliza o produto no dia a dia com o intuito de deixar as roupas mais brancas e limpas. Mas, por ter uma composição química muito forte, ele pode deteriorar ou até mesmo amarelar o tecido. Na maioria dos casos, a lavagem com sabão líquido ou em pó já é suficiente para remover manchas. Use o alvejante só como último recurso.

6. Não estender bem as peças

É importante que os tecidos fiquem bem esticadinhos, sem dobras, para que sequem direito e não ganhem marcas. Uma dica é pendurar camisas, camisetas e jaquetas em cabides com cantos arredondados, para que fiquem bem alinhadas. Com isso, muitas vezes, dá até para dispensar o uso do ferro de passar.

7. Torcer roupas de tricô

Para não deformar o tecido, aperte-o com a mão para retirar bem o excesso de água após a lavagem. As malhas devem secar na horizontal, em cima da grade do varal. Pendurá-las com pregadores ou em cabides fará com que as tramas esgarcem. Uma alternativa é pendurar a peça dobrada ao meio no arame do varal.

8. Colocar tecidos escuros para secar ao sol

O ideal seria que todas as roupas secassem à sombra, em um local fresco e ventilado. Mas a luz solar é realmente prejudicial às mais escuras, que podem endurecer e perder a cor já em uma primeira secagem ao sol. Para estender qualquer peça no varal, vire-a sempre do avesso. Isso vai protegê-la do desbotamento provocado pela claridade e fazer com que seus bolsos sequem direito.

9. Demorar para recolher a roupa seca

Peças que permanecem por muito tempo penduradas no varal ficam ressecadas e menos macias. Além disso, podem acabar acumulando poeira ou gordura —se a lavanderia ficar no mesmo espaço que a cozinha.

10. Utilizar a secadora para tudo

Tecidos delicados, como a lã, a seda e o tricô, e itens com bordados, rendas e pedrarias não devem ser levados à secadora. Isso também vale para roupa íntima e de banho (sutiãs, calcinhas, cuecas, biquínis e sungas). Jeans e linho podem encolher ao passarem pelo processo de secagem. Olhe sempre a etiqueta para saber se a peça pode ir à secadora. O símbolo que indica a proibição é um quadrado com um círculo dentro dele e coberto por um X.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.