Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Como salvar uma planta que está morrendo

Aprenda a reconhecer quais são cuidados de que ela precisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De repente, sua planta ficou esquisita, sem a mesma vida de antes? Entenda o que pode estar errado e como resolver a situação com a ajuda de Juliano Borin, curador do Jardim do Botânico do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

Vasos de plantas sobre uma mesa de madeira
Plantas com problemas "internadas" no Hospital das Plantas Paraíso do Ipiranga, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Luminosidade

A falta de luz natural é uma das principais causas de problemas nas plantas de apartamento. Quando elas estão em um local com menos claridade do que necessitam, começam a estiolar, ou seja, a crescer num formato alongado, com folhas mais finas, e a ficar fracas.

Se sua planta apresentar esses sinais, mude-a para um lugar mais iluminado. Mesmo as espécies que são consideradas de sombra, indicadas para ambientes internos, precisam receber bastante luminosidade natural. Nada de colocá-las muito longe da janela ou atrás de móveis que atrapalhem a chegada da luz.

A planta também pode sofrer com o excesso de sol. Nessa situação, as folhas ficam amareladas e com queimaduras. Se esse for o caso, transfira-a para uma área com menor incidência solar.

Rega

É muito comum que as pessoas viajem ou se esqueçam de regar a planta e, ao se darem conta de que ela está morrendo de sede, acabem matando-a por afogamento. Para recuperar uma planta desidratada, molhe o solo em abundância. No dia seguinte, repita o mesmo procedimento. Depois, volte ao padrão normal de rega. Há quem deixe o vegetal imerso em um balde com água, mas isso não é recomendado, porque retira todo o oxigênio das raízes.

A planta mostra que está sofrendo com a falta de irrigação quando suas folhas murcham, secam e caem. Dependendo do caso, é possível que ela não tenha mais salvação.

A rega em excesso pode igualmente matar a planta. Quando isso ocorre, ela também fica murcha, mas de outra maneira: as folhas têm manchas aquosas e perdem a viçosidade e o brilho. Para que isso não aconteça, enfie o dedo no solo sempre antes de molhar. Se ele ainda estiver úmido, é melhor esperar.

Umidade

Quando as pontinhas das folhas começam a secar, muitas vezes, o problema não está na rega, mas na falta de umidade do ar. Assim, a indicação é borrifá-las com água. Antes disso, deixe a água descansando em um recipiente sem tampa de um dia para o outro, para que o cloro e flúor evaporem.

E nunca corte a parte seca da folha. Isso atrapalha a fotossíntese da planta e ainda faz com que ela gaste mais energia para cicatrizar aquele machucado.

Adubo

Se a planta não está se desenvolvendo e as folhas estão saindo muito pequenas, pode ser um indicativo de que ela necessita de adubação. No caso de um vegetal que esteja em uma situação crítica, vale dar preferência a um fertilizante químico, que tem absorção mais rápida. Uma boa opção é o NPK, que contém nitrogênio, fósforo e potássio.

Adubos orgânicos, como a farinha de osso ou a torta de mamona, também podem ser usados, mas vão demorar cerca de um mês para começarem a ser absorvidos pelas raízes.

Vaso

Problemas de desenvolvimento podem também sinalizar que a planta precisa ser trocada de vaso. Se as raízes já estiverem saindo para fora dele, é hora de fazer a substituição. Escolha um modelo um número maior do que o anterior e realize o transplante. Não se esqueça de criar uma camada de drenagem no fundo do vaso e use o substrato adequado para aquela espécie.

Folhas de mangueira com manchas brancas, que são cochonilhas
Cochonilhas em folhas de mangueira; para combater essa praga, borrife os galhos com detergente neutro diluído em água - Cherre Sade/Embrapa

Pragas

Cochonilhas e pulgões são os insetos que aparecem com mais frequência nos jardins domésticos. Para acabar com a infestação, o primeiro passo é fazer uma catação manual, removendo os bichinhos. Em seguida, borrife na planta uma receita de uma colher de sopa de detergente neutro para 1 litro de água. Uma camada dessa solução deve se formar sobre a folha, sem escorrer. Na semana seguinte, pulverize novamente.

Em geral, essas pragas atacam plantas não muito saudáveis. Por exemplo, quando elas estão sofrendo com a falta ou o excesso de rega, podem soltar um aroma que atrai esses insetos. Assim, é necessário estar atento à saúde da planta como um todo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.