Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

5 dicas para congelar os alimentos e facilitar o dia a dia

Nutricionista ensina como conservar melhor a comida no freezer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Congelar os alimentos ajuda a reduzir o desperdício e dá mais praticidade à rotina. A seguir, veja cinco dicas da nutricionista Andrea Guerra Matias, professora do curso de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para resfriar a comida da forma mais adequada.

1. Congele o mais fresco possível

Se você já sabe que não vai consumir um alimento nos próximos dias, coloque-o no freezer o quanto antes. Assim, você terá uma comida com sabor e textura mais preservados na hora de comê-la. Por exemplo: se você congelar um pão fresco, vai descongelar um pão fresco. Se congelar um pão amanhecido, vai descongelar um pão amanhecido.

Legumes e frutas congeladas em freezer
Antes de levar os legumes ao freezer, é preciso fazer o branqueamento (processo em que os vegetais passam por um choque térmico) - Fotolia

2. Faça o branqueamento dos legumes

Nessa técnica, os vegetais passam por um choque térmico, que ajuda a conservá-los melhor. Coloque os legumes cortados em vapor ou água fervente por 3 ou 4 minutos. Em seguida, mergulhe-os em água com gelo pelo mesmo tempo. Deixe escorrer bem antes de levá-los ao freezer. Ervilha, brócolis, couve-flor e cenoura são exemplos de alimentos que devem ser branqueados. De modo geral, as frutas não precisam passar por esse processo. No caso da maçã, antes do congelamento, jogue um pouco de suco de limão sobre ela cortada.

3. Separe cada pedaço antes de levar ao freezer

Se você acondicionar alimentos em pedaços em um mesmo recipiente, eles vão congelar todos grudados, o que vai impedir de descongelar apenas uma parte deles. Por isso, use uma bandeja para acomodá-los separados. Depois de congelados, transfira-os para um pote ou um saquinho. Esse método funciona, por exemplo, para frutas, legumes e bifes.

4. Conserve os temperos por mais tempo

Normalmente, salsinha, cebolinha e coentro vêm em muita quantidade e estragam rápido dentro da geladeira. Uma ideia é deixar esses temperos congelados, para dar praticidade ao dia a dia. Higienize as folhas, pique-as e, então, guarde-as dentro de um recipiente. Coloque um papel toalha na parte superior, feche a tampa e vire o pote. Depois que o papel absorver a umidade das folhas, tire-o e leve a vasilha ao congelador.

5. Espere esfriar, mas não muito

Antes de colocar uma preparação quente no freezer, é preciso que a temperatura do alimento abaixe um pouco. Se ele estiver pelando, o equipamento vai ter que gastar mais energia para resfriá-lo e isso pode danificar o aparelho ao longo do tempo. Mas também não é desejável que a comida fique fora do congelador por muito tempo, porque pode haver a proliferação de micro-organismos.

Na hora de descongelar, nunca deixe o alimento em temperatura ambiente. O melhor é que ele fique na geladeira ou seja levado diretamente ao preparo —no micro-ondas ou na panela. Também é contraindicado recongelar uma comida, em razão do alto risco de contaminação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.