Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Como manter uma cozinha pequena organizada

Veja dicas para acabar com a bagunça e aproveitar melhor o espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma cozinha compacta exige maior esforço de organização. A seguir, saiba como deixar o ambiente mais funcional, com a ajuda da organizadora pessoal Bárbara Volnei.

Potes transparentes com grãos
Após abrir os pacotes, organize os alimentos em potes transparentes - Fotolia

Desapegue

O primeiro passo é avaliar se cada item que está ali é realmente necessário. "As pessoas, quando se mudam para um apartamento menor, costumam levar tudo o que tinham na casa anterior e querem fazer caber. Não dá certo", afirma a organizadora.

Realize uma triagem e selecione o que de fato vale a pena ser mantido. Livre-se do que já está velho —nada de insistir em guardar aquele monte de potes sem tampa. Também não há espaço para aquela panela de arroz ou aquela máquina de pão que você só usou uma vez na vida. Dê preferência a equipamentos que desempenhem mais de uma função.

Veja se há utensílios repetidos (é preciso ter cinco escumadeiras?) e se é possível diminuir até mesmo a quantidade de itens de uso frequente, como pratos, copos, panos de prato, toalhas de mesa etc.

Setorize

Separe os itens por tipo. Deixe louça com louça, vasilha com vasilha, e assim por diante. Além de facilitar o acesso no dia a dia, isso ajuda a impor um limite de espaço. Assim, antes de comprar um utensílio novo, será preciso verificar se ele vai caber naquele compartimento.

Se preciso, guarde uma panela dentro da outra. Se elas forem feitas de cerâmica ou teflon, é importante colocar uma folha de papel toalha no fundo de cada uma, para protegê-las. Uma dica é armazenar as tampas na vertical, em um porta-pratos de aramado.

Divida

Utilize divisórias ou cestas plásticas para que as gavetas fiquem organizadas e possam acomodar mais itens. Dá para aproveitar melhor o espaço interno dos armários criando uma segunda altura de prateleira, o que pode ser feito com uma estrutura de aramado (veja na foto abaixo). Há também acessórios com ganchos para pendurar canecas ou xícaras, que podem ser encaixados na prateleira superior.

Armário de cozinha organizado com aramados
Uso de aramados em armário de cozinha organizado por Bárbara Volnei - Arquivo pessoal

Facilite

Para saber qual é o lugar mais adequado para cada coisa, pense na sua rotina e como é a sua dinâmica na hora de cozinhar. O que é mais usado deve ficar nos locais mais acessíveis, nos quais não é preciso erguer o braço para alcançar.

Aproveite a parede

Se a organização do armário não for suficiente para acomodar tudo, instale prateleiras e nichos. Para que os itens não fiquem expostos à gordura, acondicione-os dentro de caixas transparentes, de acrílico ou plástico —ou cole uma etiqueta para saber o que tem ali dentro.

Nas prateleiras mais altas, deixe aquilo que é menos utilizado no dia a dia, como abridores de vinho e formas de cupcake. Nas intermediárias, é possível colocar, por exemplo, potes transparentes cilíndricos com arroz ou macarrão. Nunca armazene em prateleiras equipamentos mais pesados, como uma air fyer, porque isso pode causar acidentes.

Também é possível usar barras com ganchos para pendurar os talheres maiores. O único problema é que eles vão ficar expostos à gordura do ambiente, então precisarão ser higienizados antes do uso.

Economize

Cozinhas pequenas não permitem fazer grandes estoques de alimentos. Na despensa, tenha apenas o produto que está em uso e mais um reserva. Ao abrir um pacote de alimento, prefira armazená-lo dentro de potes transparentes (de vidro, acrílico ou plástico). No fundo do recipiente, cole uma etiqueta com a data de validade. Com isso, evita-se guardar um monte de embalagens fechadas com pregador de roupa, facilitando a visualização e otimizando o espaço.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.