Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Como deixar a limpeza de casa mais fácil, rápida e eficiente

Veja dicas para aplicar os produtos do jeito certo e ser mais produtivo na faxina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Cada um tem sua forma de limpar a casa. O que funciona bem em uma residência pode não servir para outra. Mas, se você gasta muito tempo na faxina e o resultado deixa a desejar mesmo assim, vale a pena experimentar as dicas da organizadora pessoal Ingrid Lisboa para tornar a limpeza doméstica mais fácil, rápida e eficiente.

Cesta com itens de limpeza em cima de uma mesa. Há ali dois borrifadores, luvas de limpeza, três esponjas, um pano enrolado e uma escovinha
O uso de borrifadores para produtos líquidos facilita a limpeza doméstica - Maglara/Fotolia

Pense na rotina e estabeleça uma ordem

Não existe uma sequência correta para limpar os cômodos. Mas é interessante analisar a rotina da casa para entender o que é melhor realizar primeiro ou por último, em vez de fazer isso de uma forma intuitiva. Não vale a pena, por exemplo, limpar a cozinha pela manhã se o almoço será preparado ali mais tarde. Definir uma ordem que faça sentido no dia a dia da casa ajuda a deixar a faxina mais rápida e prática.

Limpe um ambiente por vez

Mais importante do que estabelecer uma ordem, é concluir a limpeza de um cômodo antes de passar para o próximo, recomenda Ingrid Lisboa. Muita gente começa uma tarefa em um ambiente e, depois, parte para outra em um espaço diferente. Segundo a organizadora, isso pode funcionar, mas é menos produtivo.

Comece do lugar mais alto

Em qualquer cômodo, sempre inicie a limpeza de cima para baixo. Ao passar pano nas partes mais altas (estantes, prateleiras, lustres etc.), a poeira acaba caindo nas superfícies mais baixas. Então, ao começar por cima, você evita sujar o que já está higienizado e, com isso, ter que refazer o serviço.

Lave só o essencial

Deixe para jogar água só no que é realmente necessário. Com isso, você economiza tempo e recursos naturais. "O brasileiro tem mania de lavar. Já o americano e o europeu fazem faxina mais rápido, porque usam menos água", diz Ingrid Lisboa.

Por exemplo, o mais indicado é limpar as janelas, e não lavá-las, a menos que o grau de sujeira esteja muito alto, afirma a organizadora. Também é possível fazer a limpeza regular do box do banheiro com limpador multiúso e pano. Assim, a lavagem pode ser menos frequente.

Use os produtos na quantidade certa

Leia o rótulo das embalagens para saber como usar os produtos da maneira correta. Muitos deles precisam ser diluídos antes da aplicação. Caso isso não seja feito, podem acabar manchando as superfícies.

Outro erro é exagerar na quantidade. O limpa-vidros, por exemplo, é um produto que, se usado em excesso, pode manchar.

Uma recomendação importante é que produtos utilizados na limpeza de superfícies devem sempre ser aplicados no pano, e não diretamente no local. Isso contribui para que não haja excesso na quantidade.

O ideal é que produtos líquidos, como limpadores multiúso, limpa-vidros e álcool, sejam borrifados no pano, para aumentar sua eficiência. Então, uma dica é transferi-los de suas embalagens originais para frascos com borrifadores e identificá-los com etiquetas.

Prefira utensílios mais práticos

Para facilitar a limpeza do piso, vale a pena trocar o pano e o rodo pelo mop (esfregão), sugere Ingrid Lisboa. "Ficar molhando o pano toda hora no balde não é muito higiênico nem prático. Toma muito tempo", afirma. Ela indica o mop spray, que tem um recipiente acoplado ao cabo para depositar o produto de limpeza. Assim, basta apertar a alavanca para liberar o líquido, sem que seja preciso agachar.

A organizadora recomenda o uso do pano de microfibra no lugar da flanela. Isso porque ele tem uma capacidade maior de absorção e prende a sujeira em vez de espalhá-la.

Se possível, também é interessante substituir a vassoura pelo aspirador. Ao varrer o chão, a poeira levanta e se espalha, o que dá mais trabalho na hora de fazer a faxina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.