Vidas Negras Importam

Histórias, denúncias e referências para quem quer aprender, mudar e se desconstruir

Vidas Negras Importam - Matheus Moreira
Matheus Moreira

Lenovo anuncia apresentadora e streamer Maah Lopez como nova embaixadora

Mulheres são a maioria entre gamers no país; no recorte racial, negros são a maioria entre jogadores casuais e hardcore

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última quarta (30), a Lenovo Legion —braço gamer da Lenovo— anunciou a streamer, apresentadora e comentarista de eSports Maah Lopez, a Maura Gabriela Lopes Silva, 26, como nova embaixadora da marca.

Apesar de ter profissionalizado a jogatina há pouco tempo, em 2019, Maah Lopez cresceu rápido no meio gamer. Começou fazendo lives no Facebook (que mudou de nome para Meta) e, em pouco tempo, descobriu que poderia ganhar dinheiro com o Facebook Gaming. No começo, ela não ligava a câmera, tinha receio do que poderiam pensar sobre ela.

A carreira no mundo dos jogos começou após um quadro de depressão profunda. "Eu decidi jogar para tentar voltar a ser feliz".

Maah G. Lopez é a nova embaixadora da Lenovo Legion, divisão de games da Lenovo
Maah Lopez é a nova embaixadora da Lenovo Legion, divisão de games da Lenovo - Lenovo/Divulgação

"Eles [representantes do Facebook] me disseram que pagariam para eu jogar e me ofereceram oficinas. Eu perguntei se estavam loucos", diz, enquanto ri. "Me explicaram que essa era uma profissão e que havia pessoas que tinham contratos para jogar. Eu achei que era mentira e que meus dados iam ser vazados, sei lá. Só acreditei quando o primeiro salário caiu na conta."

Com o engajamento e o público aumentando, agora como streamer profissional, Maah Lopez se deparou com novas possibilidades e, em 2021, apresentou o campeonato LBFF (Liga Brasileira de Free Fire). No mesmo ano, entrou para o time de comentaristas do Campeonato do Alok, também de Free Fire.

O Free Fire é um jogo estilo Battle Royale em 3ª pessoa (o jogador vê o próprio personagem) para mobile e emuladores (programas que simulam mobiles no computador). Os games desse estilo misturam sobrevivência, exploração de cenário e busca por armas, munição e suprimentos. No Free Fire, 50 jogadores caem de paraquedas em uma ilha e devem encontrar formas de sobreviver enquanto tentam eliminar os demais 49. Vence a partida o último jogador vivo.

Maah Lopez já havia participado de outra etapa do Todo Mundo Joga voltado para gamers LGBTQIA+. A primeira embaixadora negra para games da Lenovo foi contratada após quatro anos da criação do projeto, com o encerramento do TMJ Black Gamers.

O projeto, lançado em 2018, teve fases dedicadas a gênero, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ antes de chegar aos jogadores pretos e pardos. Desta vez, Maah Lopez foi madrinha do projeto, que promoveu mentoria para criação de conteúdo para os gamers negros selecionados.

As mulheres são maioria nos games, segundo a pesquisa Game Brasil de 2021, representando 51,5% do total. A pesquisa divide negros entre pretos e pardos ao tratar do perfil do jogador, mas, seguindo o padrão adotado pelo IBGE, que considera a soma, os negros são a maioria dos gamers no país, com 50,3%, seguidos por brancos (46%) e amarelos (2%).

Negros são o maior grupo em todos os cenários. Entre os gamers casuais, são 48,9%, enquanto brancos representam 48,1%. Nesta mesma categoria, as mulheres representam 55,8% dos jogadores. Já entre os gamers hardcorde (que jogam muito e por longos períodos), a maioria é homem (52,9%) e negra (51,2%) –os brancos somam 44,6%.

Maah G. Lopez soube que seria a nova embaixadora da Lenovo no palco durante lançamento da fase Black Gamers do projeto Todo Mundo Joga
Maah G. Lopez soube que seria a nova embaixadora da Lenovo no palco durante o encerramento da fase Black Gamers do projeto Todo Mundo Joga - Lenovo/Divulgação

Agora embaixadora, Maah Lopez diz querer deixar sua marca. "Eu sempre fui uma pessoa que chegava chegando. Eu tenho isso para mim, preciso mostrar a que vim e por que eu estou aqui. Muitas vezes as pessoas veem LGBTs, negros e dizem que ser streamer ou gamer não faz o seu tipo, não é a sua cara. Então antes que me perguntem o porquê de eu estar ali, eu vou mostrar".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.