Com reprovação em alta, Doria passa da fase de 'lua de mel' com São Paulo

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 30-07-2017, 16h50: Pessoas passam por lambe com o rosto do prefeito de Sao Paulo, Joao Doria, na avenida Paulista, esquina com a rua Haddock Lobo, no centro da capital. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO)
Pessoas passam por lambe com o rosto do prefeito de São Paulo, João Doria

A vitória de João Doria (PSDB) na corrida pela Prefeitura de São Paulo, em 2016, representou um feito sem precedentes para o tucano e seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin.

Foi a primeira vez desde 1988, quando a Constituição passou a prever uma disputa em dois turnos, que alguém liquidou a eleição paulistana na primeira etapa.

Nascia ali o fenômeno Doria, que tinha orgulho de dizer que não era político, mas gestor. Empossado em janeiro, adotou uma agenda frenética, com forte inserção nas redes sociais e de caráter quase folclórico. Para fazer jus ao mote que o fez vencer a campanha, o "João trabalhador" amanheceu o primeiro dia de sua administração em uma avenida, vestido de gari, catando sacos plásticos.

Travou uma cruzada contra pichadores, saiu pintando muros, pedalando, tapando buracos, lacrando posto de gasolina... Forjado na mídia, Doria fez de si mesmo seu principal garoto-propaganda.

Onipresente na imprensa, em março, três meses após assumir a prefeitura, passou a ser visto dentro de um PSDB em crise, com alguns de seus principais líderes submersos em escândalos de corrupção, como uma opção para a eleição presidencial.

Doria tomou gosto pela especulação. Foi seu erro. Para ser presidenciável, precisaria furar a fila encabeçada por Alckmin. Nascia, então, outro mito tucano: o da criatura que queria engolir seu criador.

O prefeito que já tinha pressa, tentou voar. Quis equilibrar uma agenda recheada de projetos audaciosos, como o fim da cracolândia ele chegou a decretar, mas está lá, firme, forte, suja e abarrotada de gente –com aparições em outros Estados.

Viajou por meses, em seu próprio jato, como gostava de salientar. O paulistano, que parece cansado de ver seus prefeitos usarem o cargo como trampolim, acusou o golpe rápido.

Arte Folha
Top of Mind 2017 - top inovação

A aprovação da gestão do tucano, principal trunfo de Doria para lançar-se nacionalmente, começou a despencar. No último Datafolha, amargou 39% de rejeição, mesma marca alcançada pelo antecessor, Fernando Haddad (PT), após a enorme onda de protestos que nasceu em São Paulo e tomou o país em junho de 2013.

Doria foi obrigado a colocar os pés no chão. Reconheceu a prioridade de Alckmin na corrida presidencial, disse que seu eleitor precisava ser ouvido e que seu foco é a cidade. Flerta, agora muito discretamente, com a eleição para o governo do Estado, em 2018.

Mais moderado, sabe que precisa regar seu quintal se quiser mudar de casa. O prefeito luta para não se tornar o caso mais célebre de estrela cadente desta nova geração de políticos, que diz ser diferente de tudo o que já se viu por aqui, mas teima em repetir os erros do passado.

Publicidade
Publicidade