VAR derrubou Neymar na Copa, e não foi pênalti

Mais de 30 minutos do segundo tempo e o 0 a 0 continua no placar. É Brasil. É Copa. É Neymar na área. É pênaltiiii!

Mas aí entrou em campo o principal destaque do Mundial da Rússia, o VAR, o tal sistema de vídeo que auxilia a arbitragem em lances capitais. E com VAR, não tem pra Neymar. O juiz viu o que todo o mundo vê no replay: Neymar se jogou, não foi pênalti, segue o jogo.

A partida, aliás, não era final da Copa, era só a Costa Rica na segunda rodada, mas retrata bem o que foi a seleção brasileira –que venceu esse jogo por 2 a 0 nos acréscimos. Um time tenso, com um craque chiliquento e truqueiro (ainda), incapaz de levar a equipe de Tite além das quartas de final.

Pior (para Neymar). Quem brilhou na Rússia foi justamente um outro atacante do seu Paris Saint-Germain, o francês Mbappé, com apenas 19 anos –na época, oito a menos que o menino Ney. Saiu do Mundial comparado a Pelé e Ronaldo. E com o troféu.

O torneio na terra da vodca teve outras boas surpresas, como as seleções da Croácia (vice-campeã) e da Alemanha (eliminada na primeira fase), além da provável despedida dos ETs Messi, 31, e Cris Ronaldo, 33, dos Mundiais –mas como são ETs, nunca se sabe.

*

O QUE MARCOU 2018

Libertadores da Europa
River Plate x Boca Juniors na final da Libertadores em Madri não é glamour, é fiasco. Qualquer outra organização de bom senso teria eliminado o River após as confusões em seu estádio. Mas cada um tem a Conmebol que merece.

É hexa
Teve hexa, sim, neste ano, com Marta. A melhor jogadora da história do futebol brasileiro tem agora um prêmio da Fifa a mais que Cris Ronaldo e Messi e seis a mais que Neymar.

Cesão
Pouca gente lembrava que Cesar Cielo ainda competia, e em grande estilo. Pois o nadador mandou um "tô aqui" ao se tornar o maior medalhista brasileiro na história de mundiais, seja qual for o esporte. A façanha veio na China, no Mundial de Piscina Curta, nos 4x100 m.

Depois do 7 a 1...
Felipão voltou a treinar no país, não perdeu nenhuma partida no Campeonato Brasileiro e levou o Palmeiras ao decacampeonato. Com isso, ganhou o perdão de uma torcida. Só faltam as outras.

*

O QUE ESPERAR EM 2019

Copa América: obrigação
Após falhar no Mundial da Rússia, Tite chega pressionado à Copa América, que será no Brasil. Seu time deve estar completo. Chance de ouro para Neymar e companhia conquistarem algo com a seleção (Olimpíada é café com leite).

Chuva de ouro
O ano de 2019 é de Jogos Pan-Americanos, onde o Brasil é potência e não dá chances para Guatemala, Peru ou Honduras. Lima, a capital peruana, receberá o evento. Vai, Brasil.

Outra Copa
Também será ano de bola oval. Evento esportivo mais assistido do mundo após a Olimpíada e o Mundial de futebol, a Copa do Mundo de Rúgbi terá nova edição, com sede no Japão e muitas hakas, a dança típica maori executada pela Nova Zelândia e Fiji e Samoa...

Quase um milagre
A F-1 está chata pra caramba. Mas uma novidade deve sacudir a categoria na próxima temporada: a volta de Robert Kubica, polonês que sofreu grave acidente em 2011 e quase teve o braço amputado.

Sandro Macedo, editor do Guia Folha.

Publicidade
Publicidade