Evento em SP explora os mistérios 'fantasmagóricos' da física 

Físico brasileiro dá palestra no domingo (4) sobre neutrinos e matéria escur

São Paulo

Ao investigar as entranhas da matéria, do espaço e do tempo, a física tem topado com conceitos misteriosos e estranhos, como os fugidios neutrinos e a enigmática matéria escura. Em uma palestra gratuita e aberta ao público neste domingo (4), um físico brasileiro radicado nos Estados Unidos tentará trazer esses conceitos para mais perto do público.


Aglomerado de galáxias unidos por filamentos invisíveis que seriam de matéria escura
Aglomerado de galáxias unidos por filamentos invisíveis que seriam de matéria escura - Universidade de Michigan

Acontece às 17h, no Auditório do IFT-Unesp, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo), a palestra "O que a gente sabe que não sabe: neutrinos, matéria escura e outros fenômenos fantasmagóricos". Trazida por André Luiz de Gouvêa, físico de partículas da Northwestern University (EUA), ela joga luz sobre temas que intrigam igualmente cientistas e curiosos.

"Nas últimas décadas, nós aprendemos que há fenômenos naturais que o modelo mais poderoso de física fundamental não consegue explicar", diz Gouvêa. "Vou descrever quais são esses fenômenos e qual é a física nova que pode estar por trás deles. Se algumas das nossas ideias novas estiverem corretas, talvez seja possível resolver outros mistérios do nosso universo, incluindo o fato de que, contrariando as expectativas mais simples dos nossos modelos teóricos, nós (a Terra, o Sol, a galáxia etc.) existimos!"

A palestra ocorre logo após uma cerimônia que marca o início da colaboração entre o ICTP-SAIFR (Instituto Sul-americano para Pesquisa Fundamental do Centro Internacional para Física Teórica) e o Instituto Moreira Salles. A partir de março, o ICTP-SAIFR organizará uma sessão mensal de debates no Instituto Moreira Salles chamada "Ciência em Diálogo".

"O que a gente sabe que não sabe: neutrinos, matéria escura e outros fenômenos fantasmagóricos"

Auditório do IFT-Unesp

R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, bloco 2, Barra Funda, São Paulo - SP

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.