Impa lança pedra fundamental de seu novo campus no Rio

Novo terreno de instituto de matemática carioca foi uma doação privada

São Paulo

O Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) promove nesta sexta-feira (23), às 11 horas, o lançamento da pedra fundamental de seu novo campus, que será construído em terreno contíguo à sede atual, na zona sul do Rio de Janeiro.

As obras deverão começar em outubro e a previsão do término é 2021. Os R$ 100 milhões previstos para a construção serão financiados pelo Ministério da Educação.

 
Projeto da nova sede do Impa, no Rio
Projeto da nova sede do Impa, no Rio - Divulgação

Mais importante centro de pesquisa em matemática do Brasil e um dos mais reputados do mundo, o Impa foi criado no início da década de 1950. Em 2014, Artur Avila, formado pelo instituto carioca e hoje pesquisador lá recebeu a medalha Fields, láurea mais relevante da área. Foi o primeiro latino-americano premiado com a Fields.

O terreno de cerca de 250 mil m2 foi uma doação da família Marinho ao Impa. A área edificada terá pouco mais de 8.000 m2 e incluirá auditórios, gabinetes para pesquisadores e alunos, biblioteca, salas de aula e dormitórios.

O projeto arquitetônico da expansão do Impa recebeu um prêmio pela minimização do impacto da obra no entorno florestal e urbano e pela modulação climática das edificações projetadas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.