'Que você voe como Superman'; veja repercussão da morte de Hawking  

Físico mais célebre do mundo desde Einstein morreu nesta quarta (14)

São Paulo

Uma mente colossal, um super-homem e a pessoa mais engraçada do mundo. Representantes da política, do mundo acadêmico, dos negócios e das artes usaram a internet para prestar homenagem ao físico Stephen Hawking, morto nesta quarta (14) aos 76 anos.   

A Nasa (agência espacial americana) o chamou de um embaixador da ciência e destacou a importância que suas descobertas tiveram no entendimento do universo. "Que você voe como um super-homem na microgravidade", publicou a agência em seu perfil em rede social. 

O astrofísico americano Neil deGrasse Tyson também comentou a morte do britânico. "Sua passagem deixou um vácuo intelectual em seu rastro", escreveu ele, que postou uma foto dos dois. 

O ator Eddie Redmayne, que ganhou o Oscar em 2015 por sua interpretação de Hawking no filme "A Teoria de Tudo", foi outra personalidade a homenagear o físico. "Nós perdemos uma verdadeira mente brilhante, um cientista fantástico e o homem mais engraçado que tive o prazer de conhecer."

Criador da internet, Tim Berners-Lee foi outro a lamentar a morte. "Perdemos uma mente colossal e um espírito maravilhoso", disse.

A primeira-ministra britânica Theresa May foi uma das primeiras líderes mundiais a se manifestar sobre a morte do conterrâneo. "O professor Stephen Hawking foi uma mente brilhante e extraordinária —um dos grandes cientistas de sua geração", escreveu ela nas redes sociais. "Sua coragem, humor e determinação em conseguir o máximo da vida foram uma inspiração. Seu legado não será esquecido". 

Logo depois, o líder da oposição britânica, o trabalhista Jeremy Corbyn, também homenageou o cientista, elogiando o apoio que este deu ao serviço público de saúde do país. "Stephen Hawking inspirou o mundo com sua determinação em explicar os mistérios do cosmo. Mas ele também mostrou uma coragem de tirar o fôlego para vencer as adversidades da vida e uma grande paixão em proteger nosso Sistema Nacional de Saúde."

A série "Big Bang Theory", que conta a vida de quatro cientistas e do qual Hawking já participou, também homenageou o cientista com a foto do elenco ao lado do físico.  

"Ele também será lembrado por seu espírito e busca sem limites para obter uma compreensão completa do universo, apesar dos obstáculos que enfrentou", disse o presidente executivo da Microsoft, Satya Nadella.

O premiê indiano Naarendra Modi chamou Hawking de um grande cientista e acadêmico. "Sua força e tenacidade inspiraram pessoas em todo o mundo. Sua morte é angustiante", escreveu ele. Já Donald  Tusk, presidente do Conselho Europeu, citou uma das frases mais famosas de Hawking: "É importante se você simplesmente não desistir".

O governo chinês também elogiou o físico, lembrando de sua visita à Grande Muralha. "Sr. Hawking foi um cientistas inesquecível e um lutador da ciência em sua longa e amarga batalha contra a doença. Ele fez grandes contribuições para a ciência e para a humanidade", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Lu Kang

O físico também recebeu uma série de homenagens de cientistas e entidades da área. "O professor Hawking foi um indivíduo único que será lembrado com carinho e afeto não apenas em Cambridge, mas em todo o mundo", disse o vice-chanceler da instituição, Stephen Toobe. "Sua excecional contribuição para o conhecimento científico e matemático deixou um legado inegável. Sua personalidade foi uma inspiração para milhões. Sentiremos muito sua falta". 

A Academia Real de Ciências da Suécia, responsável pelo Nobel, disse que a morte é "uma perda para o mundo da ciência", mas seu porta-voz não quis comentar se a organização se arrependia de nunca ter dado o prêmio ao físico. 

Diversos músicos também expressaram tristeza com o caso, entre eles o grupo de rock Foo Fighters, que chamou o físico de "uma puta lenda", enquanto a cantora Kate Perry disse que a morte deixou "um grande buraco negro em meu peito". Já Steven Tyler, da banda Aerosmith, mandou apenas um recado para Hawking: "Você mudou o mundo". 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.