Estação espacial chinesa cai no oceano Pacífico

A estação espacial chinesa Tiangong-1 caiu no oceano Pacífico, anunciou a agência espacial do país na noite deste domingo (1º).

A espaçonave entrou na atmosfera terrestre por volta das 21h15 (horário de Brasília) e a maior parte do artefato incinerou-se na reentrada, disse a agência estatal de notícias chinesas Xinhua.  Segundo a Força Aérea americana, a queda ocorreu no Pacífico sul.

Estação Espacial chinesa Tiangong-1
Estação Espacial chinesa Tiangong-1 - AP

A Tiangong-1 foi lançada em 2011 como a primeira precursora do que seria uma estação espacial completa, multimodular, à moda da antiga russa Mir e da Estação Espacial Internacional. O melhor termo para defini-la é de um laboratório espacial com espaço limitado para tripulação — apenas 15 metros cúbicos de volume pressurizado.

Trata-se de um módulo de 10,4 metros e modestos 8,5 toneladas — menor que o Telescópio Espacial Hubble, que por sinal um dia também acabará caindo de volta de maneira descontrolada.

A missão chinesa foi tida como um sucesso completo: duas tripulações foram recebidas, em 2012 e 2013, e depois disso o satélite foi operado remotamente, justamente para testar a durabilidade de suas partes. Em 2016, a China —em geral fechada com relação a detalhes de seu programa espacial— comunicou à ONU que perdera contato com o laboratório.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.