Nova tradução traz edição original de clássico de Darwin

Obra fez o público do século 19 repensar o relação entre os seres humanos e as demais formas de vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Carlos

Uma nova tradução para o português do livro "A Origem das Espécies", clássico do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882) que lançou as bases da teoria da evolução e da biologia moderna, busca apresentar aos leitores brasileiros a primeira edição da obra, cujo impacto inicial fez o público do século 19 repensar o relacionamento entre os seres humanos e as demais formas de vida na Terra.

Em geral, as versões publicadas no Brasil optam por trazer a sexta edição do livro, que inclui modificações importantes em relação ao texto original de Darwin, muitas das quais feitas para rebater críticas ao trabalho. Embora o texto tenha saído pela primeira vez em 1859, as últimas mudanças feitas nele datam de 1872.

"Não creio que uma edição seja 'melhor' do que outra, mas o fato é que a primeira tem o pensamento do autor livre de influências das consequências de seu lançamento", explica o biólogo Nélio Bizzo, especialista em ensino e história da ciência da Faculdade de Educação da USP. Bizzo foi responsável pelo prefácio, pela revisão técnica e pelas notas da nova tradução.

A mais famosa das mudanças introduzidas nas edições subsequentes foi motivada pelas controvérsias teológicas que cercaram a publicação do livro.

Ao defender a ideia de que todos os seres vivos atuais teriam surgido a partir de "uma ou poucas" espécies originais, por meio de um processo de descendência com modificação regido principalmente pela seleção dos organismos mais aptos, Darwin lançou um bem-sucedido desafio a um dos principais argumentos da chamada teologia natural.

Os teólogos naturais usavam a grande complexidade e aparente perfeição dos detalhes dos seres vivos, como a sofisticação do olho humano, como prova de que uma inteligência sobrenatural, identificada com o Deus judaico-cristão, teria sido diretamente responsável por projetá-los, criando as espécies separadamente, com as características que ainda têm.

Para encontrar uma explicação científica, e não teológica, para a complexidade de animais e plantas, Darwin formulou o conceito de seleção natural. Segundo ele, a variabilidade de características entre os organismos de uma espécie, ligada a fatores hereditários, é "peneirada" pelas exigências do ambiente.

Só as características que favorecem a sobrevivência e a reprodução são passadas para as futuras gerações e se tornam cada vez mais comuns. 


Os acertos de Darwin:

  • Seleção natural

A ideia de que certas características dos seres vivos os ajudam a sobreviver e se reproduzir e são passadas com mais frequência às gerações seguintes ainda é o centro da biologia moderna

Mariposas no tronco da árvore
Caso clássico das mariposas no tronco da árvore - Wikimedia Commons
  • Ascendência comum

A genômica atual, bem como uma série de outras evidências, indicam uma semelhança essencial no funcionamento molecular de todos os seres vivos, que aponta para uma origem comum e única da vida na Terra. Como escreveu Darwin, "todos os animais e plantas são descendentes de um protótipo" 

Desenho clássico de Darwin mostrando a ascendência comum
Desenho clássico de Darwin mostrando a ascendência comum - Wikimedia Commons
  • Seleção sexual

Observando características peculiares de machos e fêmeas em diversas espécies, Darwin concluiu que a competição por parceiros levou ao desenvolvimento desses traços, como a cauda dos pavões ou as galhadas dos veados

Fêmea e macho de alce
Respectivamente, fêmea e macho de alce - Wikimedia Commons
  • Geografia da vida

Analisando a distribuição de espécies em ilhas oceânicas e outros habitats, o naturalista argumentava que a diversidade atual de seres vivos é resultado da migração e diversificação de espécies vindas de outros lugares, e não da criação separada desses animais e plantas em cada local 

Tartaruga-das-galápagos e iguana das ilhas
Tartaruga-das-galápagos e iguana das ilhas - Wikimedia Commons
  • Impacto sobre outras áreas do conhecimento

Economia, ciência da computação e até estudos literários hoje são influenciados pelas ideias darwinianas, algo que o naturalista já previa: "Vejo, no futuro distante, a abertura de campos de pesquisa muito mais importantes. A psicologia terá uma nova fundação. Luz será lançada sobre a origem do homem e sua história" 


Com o passar de milhões de anos, pequenas mudanças graduais levariam à formação de adaptações cada vez mais complexas -- no caso do olho, há uma série de semelhanças bioquímicas entre tecidos mais simples que detectam a luz em invertebrados e órgãos complicados como os nossos. 

Darwin, porém, nunca foi grande fã de encrencas, nem queria que sua obra virasse um panfleto pró-ateísmo. Por isso, a partir da segunda edição, incluiu a expressão "pelo Criador" no capítulo final do livro, num ponto em que falava da origem da vida. 

A frase continuou desse jeito nas edições seguintes. Ele também fez questão de frisar que se correspondera com amigos cristãos (ele próprio era agnóstico) para os quais a evolução era compatível com a fé religiosa.

A seleção natural foi o grande "gol" do clássico, seguida pela ideia de seleção sexual, segundo a qual as diferenças entre os sexos de várias espécies surgiram graças à competição por parceiros ao longo das gerações. Mas também há uma ou outra bola fora importante.

As aulas de ciência nos ensinos fundamental e médio, por exemplo, costumam destacar diferenças entre as ideias de Darwin e as do francês Lamarck, naturalista do século 18. 

​Lamarck é popularmente conhecido como defensor da transmissão hereditária do uso e do desuso (girafas teriam ficado pescoçudas porque, ao longo das gerações, esticavam seus pescoços para alcançar folhas altas, por exemplo não que Lamarck tenha usado esse caso para ilustrar a hipótese). Na verdade, Darwin aceitava o uso e desuso, embora defendesse que seu efeito era secundário em relação ao da seleção natural.

"A oposição que se construiu entre Darwin e Lamarck não tinha fundamento nos escritos deles", resume Bizzo. "A preciosidade dessa primeira edição não está na literalidade de cada palavra, mas sim na maneira original como Darwin articula fatos bem conhecidos à época e lhes dá uma interpretação totalmente nova."


As mancadas de Darwin:

  • "Lamarckismo" de Darwin

O naturalista achava que características adquiridas pelos seres vivos durante sua vida podiam ser passadas a seus descendentes, ideia normalmente associada a seu antecessor, Lamarck (1744-1829). Ancestrais das girafas, por exemplo, teriam ficado de pescoço mais comprido esticando-o em busca de folhas mais altas. Na maioria das vezes, a ideia é incorreta

Jean-Baptiste de Lamarck
Jean-Baptiste de Lamarck - Wikimedia Commons
  • Perfeição da evolução

"Como seleção natural funciona unicamente pelo e para o bem de cada uma das formas de vida, todos os dotes corporais e mentais tendem a progredir em direção à perfeição", escreveu Darwin. Errado: como os recursos da natureza são sempre finitos, os seres vivos precisam equilibrar diferentes necessidades, com soluções imperfeitas  


De maneira geral, a tradução feita por Daniel Moreira Miranda reflete bastante bem o estilo de Darwin, que lembra um pouco o dos grandes romancistas vitorianos e faz questão de se dirigir ao leitor não especialista com a maior clareza possível.

O único senão está na frase final do livro. Na primeira edição em inglês, por incrível que pareça, Darwin não usa a palavra "evolução", apenas o verbo "evoluíram", que aparece na conclusão da obra. Optou-se, porém, pela expressão "mantenham sempre em marcha sua evolução" no último parágrafo. Em inglês, o termo só apareceria na sexta edição, enquanto outra expressão-chave, "sobrevivência dos mais aptos", só foi incorporada ao texto na quinta edição.

A ORIGEM DAS ESPÉCIES
AUTOR Charles Darwin; tradução de Daniel Moreira Miranda
EDITORA Edipro
QUANTO R$ 77,90 (480 págs.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.