Saiba como ver o eclipse lunar desta sexta no Brasil

Fenômeno poderá ser visto no Brasil no começo da noite

Londres | Reuters

Uma “lua de sangue” surgirá no céu em boa parte do mundo na noite desta sexta (27), quando o satélite entrará na sombra da Terra durante o eclipse lunar mais longo do século 21.

O eclipse total terá uma duração de 1h43min, mas um eclipse parcial ocorrerá antes e depois, já que a Lua passará quase quatro horas no umbral da sombra, segundo a Nasa.

“Ele é chamado de ‘lua de sangue’ porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra a caminho da Lua e a atmosfera da Terra a torna vermelha, da mesma maneira que o sol fica vermelho quando se põe”, disse Andrew Fabian, professor de astronomia da Universidade de Cambridge.

Quando a lua entra na sombra de forma cônica da Terra, deixa de ser iluminada pelo sol e fica escura —mas alguma luz ainda a alcançará, porque é curvada pela atmosfera da Terra.

No Brasil, o fenômeno poderá ser visto parcialmente. Quando a Lua aparecer no horizonte na maior parte do país, ela já deve estar eclipsada. Para observar o fenômeno, deve se olhar próximo ao horizonte a leste, de preferência em locais com pouca luz. 

É preciso levar em conta o horário do nascer da Lua, já que o eclipse total acontece até as 18h13. Em São Paulo,  o satélite aparece após o pôr do sol, às 17h42.

Também hoje, Marte atingirá seu brilho máximo enquanto viaja perto da Terra. Os observadores podem conseguir vê-lo —o que parece uma estrela laranja avermelhada bem próxima ao horizonte.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.