Medalha Fields, Oscar e taça Jules Rimet: veja prêmios que já foram furtados

'Nobel da matemática' foi levado de seu laureado logo após a premiação, na quarta (1º)

São Paulo

O iraniano de origem curda Caucher Birkar, 40, que teve a sua medalha Fields, considerada o 'Nobel da matemática', furtada nesta quarta (1º) no Congresso Internacional de Matemáticos, no Rio de Janeiro, passa a integrar dois grupos. O exclusivo de apenas 56 matemáticos que já receberam a distinção, criada em 1936, e o dos que já tiveram prêmios inestimáveis levados. 

O caso mais famoso do tipo é o do roubo em 1983 da taça Jules Rimet, conquistada definitivamente pelo Brasil após o tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, da sede da CBF, também no Rio de Janeiro.

Não foi, porém, a primeira vez que a taça foi levada. Na primeira, em 1966, na Inglaterra, ela foi roubada mas depois encontrada por um cão chamado Pickles.

Curiosamente, conforme citação no livro "Day of the Match", um assessor da confederação brasileira de futebol disse na época que este era um sacrilégio que jamais seria cometido no Brasil, onde até mesmo os ladrões eram apaixonados por futebol.

Oscars, medalhas olímpicas e outros troféus insubstituíveis, como um certificado do Nobel da Paz, também já foram roubados. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.