Espaçonave turística de bilionário inglês chega ao espaço em voo-teste

Empresa Virgin Galactic planeja levar passageiros para viagens curtas ao espaço

Imagem mostra parte da nave da Virgin Galactic em voo na fronteira do espaço

Imagem mostra parte da nave da Virgin Galactic em voo na fronteira do espaço REUTERS

Mojave (Califórnia)

A empresa de turismo espacial Virgin Galactic, fundada pelo bilionário inglês Richard Branson (dono do conglomerado Virgin), afirmou que sua espaçonave chegou à fronteira do espaço nesta quinta (13).

A Virgin Space Ship Unity foi lançada na Califórnia, no aeroporto de Mojave, com dois pilotos. 

Richard Branson, no centro, comemora voo-teste com os dois pilotos que estava na nave
Richard Branson, no centro, comemora voo-teste com os dois pilotos que estava na nave - AP

O responsável pela missão, Enrico Palermo, diz que ela atingiu uma altitude de 82 quilômetros antes de começar sua trajetória de descida e pousou minutos depois. A altitude é o limite definido pela Força Aérea americana e outras agências americanas, mas outros consideram a fronteira mais alta. Fato é que a nave passou da estratosfera.

A empresa planeja levar passageiros para viagens curtas ao espaço. Fundada em 2004, a Virgin esperava iniciar voos comerciais em 2009. 

Em 2014, a nave SpaceShipTwo, desenvolvida para realizar futuros voos de turismo espacial, foi destruída após um acidente no ar, com dois tripulantes a bordo. O copiloto, Michael Alsbury, 39, morreu, enquanto o piloto, Peter Siebold, conseguiu se ejetar da espaçonave e acionar seu paraquedas. Mesmo assim, sofreu ferimentos graves.

A nave sofreu o acidente após ter acionado seu motor-foguete, em pleno voo, segundo informações da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA). Fotos aéreas indicam que um dos pilotos ejetou seu assento. Testemunhas relataram uma explosão antes da queda, o que parece ser corroborado pelo espalhamento dos destroços.

Em nota, a Virgin Galactic, companhia que financia o desenvolvimento do veículo, disse que a SpaceShipTwo sofreu uma "anomalia séria que resultou na perda do veículo", sem dar mais detalhes.

Este foi o primeiro teste motorizado do veículo em voo desde janeiro e o primeiro com um novo combustível, baseado em plástico. No mês passado, o comportamento da espaçonave em voo planado havia sido testado.

Com asas, ela tem por objetivo levar dois pilotos e seis passageiros até a borda do espaço, a 100 km de altitude, num voo suborbital.

A nave foi criada pela empresa Scaled Composites. O projeto foi absorvido pela Virgin Galactic.

Vista a partir da Virgin Galactic - Reuters
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.