Conheça Katie Bouman, a cientista responsável pela imagem do buraco negro

Dados para gerar imagem foram obtidos a partir de oito conjuntos de radiotelescópios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gustavo Frank
São Paulo | Universa

O assunto mais popular nas rodas de conversa nesta quarta-feira (10) é a imagem real do buraco negro, feita pela colaboração internacional envolvida no projeto Event Horizon. 

Entre os 200 pesquisadores responsáveis pela descoberta, um nome chama a atenção: o de Katie Bouman. A cientista de 29 anos foi uma das responsáveis pelo algoritmo que permitiu aos demais estudiosos capturar a imagem do buraco negro pela primeira vez. 

Cientista sorri para foto
Katie Bouman - Reprodução/Twitter/MIT

Ela compartilhou em uma rede social a descoberta: “Observando, incrédula, a construção da primeira imagem que eu fiz de um buraco negro".

Em entrevista para a revista Nature, Bouman diz que já tinha visto a imagem há um tempo, mas que era espetacular dividi-la. A pesquisadora diz que conseguir capturar a imagem abre uma nova janela para entender a física. 

"Mesmo com as previsões de que haveria esse anel de luz em um buraco negro, nós não sabíamos que realmente o teríamos. Poderíamos ter conseguido só uma bolha", diz Bouman. "Estou interessada é no próximo passo: onde podemos colocar um telescópio na Terra ou em qual órbita podemos colocar um para conseguirmos refinar a imagem ainda mais.” 

Para a imagem, foram necessários 5 petabytes de informação —que equivalem a 5 milênios de músicas MP3 tocando ou selfies tiradas por 40 mil pessoas ao longo de toda a vida—, que foram guardados em "pilha de discos rígidos de dados de imagem", que Katie abraçou para essa foto, no mínimo, icônica:

O MIT, uma das instituições de tecnologia mais respeitadas do mundo, comparando o trabalho de Katie à pesquisa que permitiu aos astronautas pousar na Lua, colocou uma foto dela ao lado da de Margaret Hamilton, cientista que recebeu o crédito por ter escrito o código de software crucial para que a Nasa tornasse possível a primeira missão tripulada à Lua. 

Os estudos feitos pela jovem começaram em 2016, com o desenvolvimento do algoritmo enquanto cursava engenharia elétrica e ciência da computação. Em 2017, ela conquistou o doutorado na área. 

Primeira imagem feita de um buraco negro
Primeira imagem feita de um buraco negro - Reuters

Em entrevista ao MIT News, Katie explicou que tentar tirar uma foto de um buraco negro é comparável a "fotografar uma laranja na lua, mas com um radiotelescópio. Imaginar algo tão pequeno significa que precisaríamos de um telescópio com 10 mil quilômetros de diâmetro, o que não é prático, porque o diâmetro da Terra não chega a 13 mil quilômetros". 

Para contornar este desafio, o algoritmo de Bouman não depende de um único telescópio. Em vez disso, reúne dados de radiotelescópios em todo o mundo.

Atualmente, Katie Bouman está lecionando na Universidade de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. Seu foco de pesquisa é "projetar sistemas que integram fortemente algoritmo e design de sensor, tornando possível observar fenômenos anteriormente difíceis ou impossíveis de medir com abordagens tradicionais". 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.