Descrição de chapéu Homem na Lua, 50

Houston tem festa para comemorar momento exato em que homem pisou na Lua há 50 anos

Neil Armstrong, morto em 2012, pisou no satélite natural da Terra às 23h56, no horário de Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Houston (EUA) | AFP

A cidade de Houston, nos EUA, onde fica a sala de controle da Nasa, comemorou com fogos de artificio o momento exato em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, há 50 anos, no fim da noite deste sábado (20). 

Milhares de pessoas participaram da festa, que ainda contou com um telão montado para exibir imagens do momento histórico.

Fogos de artifício iluminam o céu da cidade americana de Houston, no estado do Texas, durante comemoração pelos 50 anos da 1ª vez que o homem pisou na Lua - Loren Elliot/AFP

A missão Apollo 11 pousou na Lua, o satélite natura da Terra, no dia 20 de julho de 1969 exatamente às 17h17, pelo horário de Brasília. Estavam abordo do módulo lunar Eagle os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. 

Armstrong foi o primeiro a descer e pisar em solo lunar exatamente às 23h56 (de Brasília). 

Aldrin desceu na Lua logo depois de Armstrong. Um terceiro astronauta que também participou da missão, Michael Collins, permaneceu em órbita lunar no módulo de comando Columbia, o único meio de transporte dos astronautas para voltar para a Terra.

Como parte das comemorações da data, o presidente americano, Donald Trump, recebeu Aldrin e Collins na Casa Branca, nesta sexta-feira (19). Como Armstrong morreu em 2012, seus filhos Eric e Marke e outros familiares estiveram no Salão Oval.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.