Folha estreia o blog Sínteses, sobre engenharia de materiais

A jornalista Mariana Pezzo afirma que ideia é mostrar importância dos materiais em temas como energia, saúde e ambiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta terça-feira (7) o blog Sínteses, da jornalista Mariana Pezzo, sobre as aplicações da ciência e da engenharia de materiais.

Pezzo trabalha com divulgação científica há 20 anos e há 18 é assessora de comunicação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Sua ideia é mostrar como os materiais são importantes no mundo todo em temas como energia, saúde, ambiente e informação, para citar alguns.

"Acho que falta uma compreensão maior do que são materiais, como os pesquisadores trabalham para aprimorar materiais existentes e criar outros novos e qual sua importância", afirma. Segundo ela, um dos desafios para avançar no uso de energia renovável é o armazenamento. 

Apresentações do carbono, um dos elementos químicos mais versáteis na natureza - Gabriel Cabral/Folhapress

"O desenvolvimento de eletrodos pode criar uma nova geração de baterias", diz. Para ela, essa é uma área em que o Brasil tem relevância e poderia ganhar mais visibilidade.

A jornalista pretende usar temas do noticiário para falar sobre materiais. "O plástico, por exemplo, está em voga agora, por causa das proibições aos canudos, mas o biodegradável continua sendo um problema se não for reciclado da maneira correta."

Pezzo também é coordenadora executiva do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), que é parceiro do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp. O blog pode ser acessado pelo link folha.com/sinteses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.