Descrição de chapéu The New York Times

Micróbios apontam o caminho para naufrágios

Naufrágios são invasores no fundo do oceano, mas a invasão se torna bem-vinda

• Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

The New York Times

Ao largo da costa do Mississippi, sob 1.200 metros de água, um iate se desintegra lentamente. Criaturas marinhas passam, se penduram e se arrastam perto do casco naufragado, imperturbado há 75 anos.

Mas há mais do que podemos enxergar no caso desse e de outros naufrágios: agrupamentos distintos de micróbios habitam o fundo do mar ao redor dessas estruturas, ajudando a transformá-los em recifes artificiais cheios de vida.

Os naufrágios são invasores no fundo do oceano, mas a invasão gradualmente se torna bem-vinda, pois várias formas de vida marinha buscam refúgio entre o aço e a madeira.

Microrganismos na proa do naufrágio Anona, no Golfo do México, analisado por pesquisadores do Mississippi - Deep Sea Systems International’s Global Explorer ROV/Bureau of Ocean Energy Management/The New York Times

“Animais macroscópicos que habitam naufrágios só existem graças a formas de vida muito menores”, diz Leila Hamdan, ecologista microbiana marinha da Universidade do Sul do Mississippi.

Isso porque micróbios como bactérias e arqueas revestem as superfícies em uma camada pegajosa, uma biopelícula que atua como atração química e física para criaturas maiores, como cracas e corais.

A equipe de Hamdan pesquisa como a presença de um naufrágio afeta comunidades microbianas. Essa é uma área de estudo de nicho que abrange arqueologia, biologia, ecologia e ciências marinhas. “Até onde sabemos, somos os únicos a fazer isso hoje.”

Em setembro de 2018, Hamdan e colegas partiram a bordo de um navio de pesquisa e, a 110 km da costa, baixaram um veículo operado remotamente para analisar o Anona, naufrágio descoberto nos anos 1990.

O iate de 35 metros, suntuosamente revestido de mogno e teca, com um piano no salão, afundou em 1944. (A tripulação de nove pessoas embarcou numa balsa e flutuou por dois dias antes do resgate.)

O veículo dos cientistas continha tubos plásticos transparentes, do tamanho de uma garrafa de água, que mergulhavam no fino sedimento cinza do leito marinho, a diferentes distâncias do casco, para coletar material —na proa, a estibordo e bombordo.

No ano passado, trabalho de campo semelhante foi feito em dois outros locais de naufrágios no Golfo do México.

De volta ao laboratório, a equipe extraiu o DNA microbiano dos núcleos, sequenciou o material genético e descobriu que o microbioma do leito marinho variava de acordo com a distância do Anona.

Isso é algo que não havia sido demonstrado antes, segundo Hamdan. “Um naufrágio muda materialmente a biodiversidade do fundo do mar.”

Perto de veleiros de madeira, os cientistas descobriram bactérias que degradam a celulose e a hemicelulose, alguns dos principais componentes do material —talvez eles estejam se alimentando do naufrágio, segundo a equipe.

Os microbiomas de diferentes naufrágios também são distintos um do outro, o que levanta a questão de saber se a profundidade da água desempenha um papel na comunidade microbiana.

Não se sabe se esses micróbios foram transportados para o fundo do mar ou se estavam lá o tempo todo e as condições se tornaram propícias ao seu florescimento depois que um navio afundou.

“Essa é a pergunta de US$ 1 milhão em ecologia microbiana”, diz Hamdan.

• Salvar artigos