Nasa vai nomear sede em homenagem a primeira engenheira negra da agência espacial

Mary W. Jackson iniciou a carreira em 1951 e contribuiu com estudos que levaram norte-americanos ao espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A Nasa, a agência espacial norte-americana, vai mudar o nome de sua sede em Washington D.C, nos EUA, em homenagem à primeira engenheira afro-americana a trabalhar na instituição, Mary W. Jackson.

"Mary W. Jackson fez parte de um grupo de mulheres muito importantes, que ajudaram a Nasa a enviar com sucesso astronautas americanos ao espaço", disse Jim Bridenstine, administrador da agência, em um comunicado.

Mary W. Jackson, a primeira engenheira negra da Nasa, a agência espacial norte-americana
Mary W. Jackson, a primeira engenheira negra da Nasa, a agência espacial norte-americana - AFP Photo/Nasa

Jackson iniciou a carreira em 1951 no organismo que antecedeu a agência espacial americana e em 1958 se tornou a primeira engenheira aeronáutica negra da Nasa. Autora de vários estudos, sobretudo acerca de voos supersônicos, ela morreu em 2005.

No comunicado, Bridenstine se comprometeu a seguir destacando os esforços das mulheres negras e todas as pessoas "que permitiram à Nasa escrever uma história de explorações exitosas".

Diante das pressões das ruas e das redes sociais, em um contexto de manifestações históricas, empresas e instituições têm feito uma reflexão sobre o espaço concedido à população negra na sociedade e sobre o racismo que perpetua a desigualdade.

No ano passado, a Nasa mudou o nome da rua que leva à sua sede, que passou a se chamar "Hidden Figures Way" (caminho das personalidades ocultas) em homenagem a três matemáticas negras (Mary Jackson, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan) cujo trabalho, contado no filme "Estrelas Além do Tempo", de 2016, foi chave na conquista espacial americana.

Mary Jackson (à frente, primeira da dir. à esq.) e equipe em frente a instalação de pesquisa, em foto sem data
Mary Jackson (à frente, primeira da dir. à esq.) e equipe em frente a instalação de pesquisa, em foto sem data - AFP Photo/Nasa/Nasa Langley
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.