Fapesp inicia comemoração dos 60 anos com ciclo de conferências sobre ciência e sociedade

Instituição de apoio à pesquisa científica celebra o marco em maio de 2022, mas prepara série de ações até a data

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) completa 60 anos de existência em 23 de maio de 2022, e a celebração da data terá início já neste ano.

Nesta quarta-feira (23), às 10h, será transmitida a primeira conferência virtual de uma série com 18 palestras sobre ciência, tecnologia e seus desdobramentos na sociedade e na política. Abrindo a programação, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer faz uma conferência sobre ciência e diplomacia.

Pesquisadora trabalha no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, em São Paulo
Pesquisadora trabalha no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, em São Paulo - Diego Padgurschi - 26.fev.2016/Folhapress

"Especialmente na última década, as questões relacionadas à ciência passaram a ter um peso muito grande nas relações internacionais. Basta ver o caso do Brasil; todos os conflitos com relação à Amazônia, às mudanças climáticas e à preservação de biodiversidade afetam também as relações comerciais do país. Essas questões são cada vez mais relevantes nas relações internacionais", afirma Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp.

O evento pode ser acompanhado gratuitamente pelo canal da Agência Fapesp no YouTube (youtube.com/user/fapespagencia).

No dia 21 de julho, às 10h, os cientistas Paulo Artaxo (USP), Carlos Joly (Unicamp) e Mercedes Bustamante (UNB) falam sobre ciências ambientais e biodiversidade. Em agosto (dia 18, às 10h), a discussão será sobre sociedades violentas, com a mediação de Angela Alonso, colunista da Folha e professora da USP, com participação da pesquisadora italiana Donatella della Porta (Escola Normal Superior de Pisa), de Sérgio Adorno (USP) e Michel Misse (UFRJ).

"Mensalmente, teremos pesquisadores destacados de áreas fundamentais do conhecimento para uma discussão sobre temas atuais que servem a todos, não apenas a cientistas", diz Zago. A programação completa das conferências ainda não está disponível.

Em 23 de julho, será lançado um site que vai centralizar todas as ações comemorativas, entre elas a publicação de um livro sobre os 60 anos da instituição. A partir de julho, um novo fascículo digital da obra estará disponível gratuitamente todos os meses, até o dia 23 de maio de 2022, quando o livro será lançado em edição impressa e completa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.