Descrição de chapéu The New York Times

Quem é Wally Funk, piloto feminina pioneira que irá com Jeff Bezos no voo espacial

Nos anos 1960, ela participou de testes para determinar se mulheres podiam ser astronautas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isabella Grullón Paz
The New York Times

Mary Wallace Funk, piloto de 82 anos que foi impedida de ser astronauta nos anos 1960 por causa de seu gênero, irá com Jeff Bezos no primeiro voo tripulado ao espaço de sua companhia de foguetes, anunciou a empresa na quinta-feira (15).

Nesta terça (20), ela acompanhará Bezos, seu irmão, Mark Bezos, e o vencedor de um leilão como as primeiras pessoas a voarem em um foguete e cápsula da Blue Origin, informou a companhia em um comunicado. A missão será um curto voo suborbital, com o foguete subindo a mais de 99 quilômetros, altitude geralmente considerada o início do espaço, antes de retornar à Terra.

Aos 82 anos, Wally Funk será a pessoa mais velha a voar ao espaço - Elizabeth Culliford - 29.mar.2019/Reuters

Os passageiros do foguete, chamado New Shepard, experimentarão a gravidade zero durante quatro minutos e voltarão para pousar no deserto no oeste do Texas, mesmo local do lançamento da espaçonave.

Funk, conhecida pelo apelido de Wally, foi uma das 13 mulheres americanas que passaram por um rigoroso programa de treinamento de astronautas nos anos 1960 para determinar se as mulheres eram aptas a voar ao espaço. Apesar de se saírem tão bem quanto os homens na época, nenhuma se tornou astronauta. O programa era financiado por fontes privadas e não foi reconhecido pela Nasa. Mais importante, a Nasa só aceitava pilotos treinados em jatos de combate –função aberta apenas para homens– como candidatos a astronautas na época, segundo o site History.com. Foi só em 1983, cinco anos depois que a exigência de piloto de caça foi suspensa, que os Estados Unidos enviaram a primeira mulher ao espaço, Sally Ride.

"Eles me disseram que eu tinha me saído melhor e completado o trabalho mais depressa que qualquer dos caras", disse Funk em um vídeo postado na conta de Bezos no Instagram. Mas nas quatro vezes em que ela disse à Nasa que queria ser astronauta, foi recusada.

"Eles disseram: 'Você é uma garota, não pode fazer isso'", lembrou Funk no vídeo. "Eu disse: 'Sabe o quê? Não importa o que você é, você pode fazer isso, se quiser'. E eu gosto de fazer as coisas que ninguém jamais fez."

Por meio de uma porta-voz, a Blue Origin não quis arranjar uma entrevista com Funk na quinta.

Funk foi a primeira inspetora da Administração Federal de Aviação e primeira investigadora mulher de segurança aérea no Conselho Nacional de Segurança no Transporte. E com o voo na New Shepard ela abrirá mais um caminho, tornando-se a pessoa mais velha a voar ao espaço.

"Ninguém esperou mais", escreveu Bezos em uma legenda no Instagram. "Chegou a hora. Bem-vinda à equipe, Wally. Estamos entusiasmados por tê-la no voo conosco em 20 de julho como convidada de honra."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.